Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de fevereiro de 2025
É a primeira vez que a cidade chega a um patamar tão alto desde junho do ano passado.
Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilA temperatura no Rio de Janeiro chegou nesta segunda-feira (17) a 44°C, a mais alta registrada pelo Sistema Alerta Rio desde 2014. Já a mínima foi de 21,6°C. Às 12h35min, a cidade atingiu o nível 4 de calor, o segundo mais crítico conforme parâmetros definidos pela prefeitura. Conforme o serviço de meteorologia da administração municipal, há um sistema de alta pressão no oceano influenciando o clima e elevando as temperaturas na cidade.
Essa foi também a primeira vez que a capital fluminense chega a um patamar tão alto desde junho do ano passado, quando a prefeitura definiu os protocolos de alerta à população. O nível 4 é acionado quando os termômetros marcam entre 40°C a 44°C, com previsão de permanência ou aumento por ao menos três dias consecutivos.
Em coletiva de imprensa no domingo (16), o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades municipais já haviam alertado que a cidade teria calor extremo nesta semana. Ele descartou cancelar os desfiles de blocos de rua, mas pediu atenção redobrada aos foliões.
“Não vamos, de maneira nenhuma, chegar aqui e dizer: ‘Gente, vamos suspender os blocos de carnaval no Rio de Janeiro’. Eles sempre tiveram uma temperatura de 70 graus à sombra”, brincou. “Ninguém quer vetar nada de ninguém, mas alguns cuidados devem ser tomados. Bebam mais água, hidratem-se melhor.”
Com o acionamento do nível 4, a prefeitura abriu 58 pontos de resfriamento, com áreas de sombra, pontos de hidratação e banheiros que podem ser utilizados livremente pela população em diversos bairros da cidade.
A morte de uma fã por exaustão térmica durante o show de Taylor Swift no estádio do Engenhão, em 2023, foi uma das razões para a criação dessa norma. Os índices avaliam não só os termômetros, mas também a incidência de raios ultravioleta e a duração, em dias, das altas temperaturas.
Pontos de resfriamento foram abertos à população, como as chamadas “Naves do Conhecimento” e postos de saúde. Outra medida, na rede municipal de ensino, foi transferir as aulas de educação física para locais cobertos.
Previsão
Nesta terça-feira (18), o céu terá nebulosidade variada e não há previsão de chuva. As temperaturas permanecerão elevadas e podem ultrapassar os 40°C. Os ventos estarão predominantemente moderados no período da tarde.
Na quarta e quinta-feira, o céu continua sob nebulosidade variada, predominantemente nublado. A cidade continua sem previsão de chuva e as temperaturas devem ter pequeno declínio, mas permanecem altas. Já na sexta, o céu estará claro a parcialmente nublado, ainda sem previsão de chuva e novamente com temperaturas elevadas.