Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 9 de maio de 2023
O encontro, previsto para novembro do ano que vem, reunirá chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo na capital fluminense
Foto: Tomaz Silva/Agência BrasilO Rio de Janeiro foi escolhido como sede da cúpula do G20 em 2024. O encontro, previsto para novembro do ano que vem, reunirá chefes de Estado e de governo das 20 maiores economias do mundo, mais representantes de dez nações convidadas, na capital fluminense.
Em 2023, o evento ocorrerá nos dias 9 e 10 de setembro em Nova Délhi, na Índia. Em 2022, a cúpula foi realizada em Bali, na Indonésia. Em 2021, ocorreu em Roma, na Itália.
“Estamos de volta! Valeu, presidente Lula! Rio!”, escreveu o prefeito Eduardo Paes (PSD) no Twitter.
“Tudo isso está sendo possível graças aos esforços e empenho que estamos tendo em promover o Rio de Janeiro para o mundo. Esse encontro é um marco para a nossa história”, comemorou o governador Cláudio Castro (PL).
Em dezembro, o Brasil assumirá a presidência rotativa do G20, atualmente ocupada pela Índia.
O que é o G20?
O Grupo dos 20, conhecido como G20, é uma organização que reúne líderes de 19 países e da União Europeia. Juntas, essas nações representam cerca de 80% de toda a economia global.
Os membros do G20 são: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.