O Rio Grande do Sul registrou a morte de quatro pessoas em decorrência de complicações do coronavírus e 583 novas infecções neste domingo (15). Com estes números, o Estado chega ao total de 33.756 mortes por coronavírus e 1.390.756 casos confirmados da doença.
As informações são da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que atualizou o boletim sobre a pandemia referente as últimas 24 horas.
Ainda conforme a Saúde do Rio Grande do Sul, do total de pessoas contaminadas, 1.347.864 (97% dos casos) já se recuperaram. Outras 9.042 pessoas (1%) seguem em acompanhamento.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI em geral é de 58,5% (1.982 pacientes em 3.390 leitos em unidades de tratamento intensivo).
Os municípios de residência das vítimas da covid-19 são:
– Garibaldi (homem, 68 anos),
– Ijuí (homem, 73 anos),
– Porto Alegre (homem, 93 anos),
– Porto Alegre (mulher, 81 anos).
Doses aplicadas
Durante a ação especial de vacinação realizada neste domingo (15) no bairro Rubem Berta, Zona Norte da Capital, foram aplicadas 682 doses contra Covid-19, sendo 475 de primeira e 207 de segunda dose. A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ficou instalada no Instituto de Educação São Francisco – Zona Norte (av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879), das 9h às 13h.
Receberam o imunizante pessoas de 22 anos ou mais e demais grupos já contemplados na campanha. No local, o público teve acesso à primeira dose da vacina, além da segunda dose de Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan para quem fez a primeira aplicação há 10 semanas ou 28 dias, respectivamente.
A ação contou com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), UniRitter e Escola Profissional do Instituto de Cardiologia. O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, acompanhou o atendimento.
Nesta segunda (16), a vacinação contra a covid-19 será mantida para todos os porto-alegrenses com 22 anos ou mais, em 12 unidades de saúde. Não haverá drive-thrus. Também não será possível ampliar a faixa etária devido à quantidade insuficiente de doses. No grupo dos 21 anos, há 15.851 pessoas.
A aplicação da primeira dose continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas; cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses). Também será retomada a vacinação de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos.