Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 30 de junho de 2024
Urupema, na região da Serra Catarinense, registrou a temperatura mais baixa do ano no País.
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom SCCidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram temperaturas negativas e geada no início da manhã deste domingo (30). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma forte e ampla massa de ar polar derrubou a temperatura no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Em Urupema, na região da Serra Catarinense, a temperatura negativa chegou a -7,2 graus Celsius (°C), a mais baixa do ano no País.
As cidades catarinenses de São Joaquim (-6,7°C), Urubici (-5,7°C), Painel (-4°C) e Bocaina do Sul (-3,2°C) também registraram temperatura negativa. Ao todo, 20 municípios de Santa Catarina tiveram temperaturas negativas na manhã de domingo.
No Rio Grande do Sul, a estação de meteorológica particular de Pinheiro Machado, no sudoeste gaúcho, registou temperatura de -7,1°C. Na região, foram observadas as chamadas “agulhas de gelo”. Em São José dos Ausentes, os termômetros registraram -4°C. Em Gramado, cidade turística da Serra Gaúcha, a temperatura foi de 0°. Em Porto Alegre, os termômetros registraram 5°C.
Em Curitiba, a temperatura foi de 2°C. Em Foz do Iguaçu, localizada na região da Tríplice Fronteira, os termômetros chegaram a 5°C.
Os dados são da Epagri/Ciram, órgão do governo do Estado de Santa Catarina, e do Inmet.
De acordo com o instituto, a intensificação e a mudança de direção do vento ainda devem acentuar o frio nos próximos dias na Região Sul.
A Defesa Civil de Santa Catarina publicou recomendações à população diante do frio. São elas:
Porto Alegre
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta preventivo de frio intenso entre a noite de sexta-feira e a manhã de terça. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar frio de origem polar ingressou no território gaúcho, provocando temperaturas abaixo da média para esta época do ano, com mínimas inferiores a 5 graus em Porto Alegre.
Os abrigos da prefeitura da cidade acolheram 192 pessoas em situação de rua na sexta-feira (28). Das 272 vagas em albergues da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 160 foram ocupadas, sendo 138 homens, 15 mulheres e sete LGBTQIA+.
Outras 32 pessoas passaram a noite no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). No ginásio, foram ofertados alimentos para o jantar e café da manhã, água e kits de higiene.
A estrutura no ginásio do Demhab ficará disponível para acolhimento da população de rua até esta terça-feira (2), das 19h as 7h, e sempre será aberta mediante temperaturas mínimas inferiores a 5 graus, conforme o protocolo da Operação Inverno. O acesso do público masculino ocorre por meio da equipe de Ronda Extraordinária Noturna. A rede de proteção social às pessoas em situação de rua pode ser acionada pelo telefone 156, opção 7.