Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de novembro de 2022
Uma verdadeira imersão no universo da moda. Esse foi o primeiro dia do Rio Grande do Sul Fashion Week (RSFW), que começou na terça-feira (8) em Porto Alegre. Com o objetivo de ser uma plataforma de moda, negócios e entretenimento, o evento transformou o Salão Nobre da Catedral Metropolitana em uma passarela para desfiles de grifes, estilistas, multimarcas e microempreendedores do estado.
A estilista gaúcha Angela de Xavier apresentou looks primavera-verão, apostando em cores fortes e vibrantes. Já a Vizzano lançou uma versátil coleção de calçados, de esportivos a sapatos de festa. Com muitos vestidos, a marca Bordo investiu no floral, enquanto a Anthonnia trouxe o preto e o brilho para a passarela, adicionando um ar noturno às peças através de diferentes tecidos.
Na sequência, o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) realizou um desfile mais do que especial. Vestindo roupas do Imama customizadas, as modelos foram mulheres que venceram o câncer de mama. As blusas, saias e vestidos serão leiloados para arrecadar fundos em prol da instituição. Rafaela Castro e sua grife cearense Mar del Castro encerraram a noite, com toda a identidade visual de praia que o estado proporciona: roupas de banho, cores nudes, muito crochê e animal print.
Para Tatiana Sulepa, coordenadora do RSFW, um dos grandes destaques é essa integração que o evento impulsiona. “É incrível trazermos estilistas do Nordeste para o Sul, do Sul para o Sudeste, e assim por diante. Estamos fomentando negócios dessa indústria que movimenta mais de R$ 200 milhões por ano, fazendo com que a moda de cada estado ganhe o brilho que merece”, ressaltou.
Fashion Talks
Além dos desfiles, grandes nomes do setor conversaram com o público através dos Fashion Talks. A estrategista de imagem Michelle Manfroi explicou como aplicar o visagismo, um conjunto de técnicas utilizado para valorizar a beleza de um rosto, à moda. Os métodos vão desde o corte de cabelo, passando pela escolha da maquiagem e dos acessórios. “Saber o que está causando, em si mesma e nos outros que nos enxergam, é se potencializar como ser humano”, defendeu a visagista.
Já a consultora Doris Antunes lançou um questionamento aos presentes: “O que a sua imagem está comunicando sobre você?”. Dentro da temática, ela falou sobre a importância de linhas, cores, formas, volumes e texturas na percepção da mensagem de cada estilo. Segundo ela, roupas pretas, por exemplo, demonstram elegância, enquanto cores claras tornam as pessoas mais acessíveis.
Há 44 anos no mundo da moda, o jornalista Jones Machado falou sobre o setor que, conforme ele, “está sempre em movimento e renovação”. Ao seu lado esteve a joalheira Adriana Cauduro, que comentou sobre a economia circular no segmento. “A moda hoje nos permite mudar de ideia, de gostos, porque as tendências mudam. Assim, jóias podem virar dinheiro de novo”, relatou.
Abordando a cultura da moda, a comunicadora da Rede Pampa e embaixadora do evento Ali Klemt também foi uma das painelistas: “As pessoas precisam entender que a moda vai muito além daquilo que a gente escolhe vestir. Moda é expressão, economia, cultura, e representa muitas mudanças da sociedade.”
Segundo dia
O segundo e último dia do Rio Grande do Sul Fashion Week (RSFW) foi marcado por muita interação entre o público e os profissionais da moda, estilistas, criadores de conteúdo e lojistas na quarta-feira (9). Ambientes da Vizzano, do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), da Universidade Feevale, entre outras marcas, também trouxeram um pouco do universo fashion para os presentes no Salão Nobre da Catedral Metropolitana.
Durante a tarde, os talks iniciaram com uma história emocionante. A vitória de Bia Moser, voluntária do Imama, contra o câncer de mama. “Eu descobri a doença de forma precoce, porque eu tinha informação sobre a importância da prevenção. Afinal, sou de uma classe social privilegiada, com plano de saúde. A missão do Instituto é justamente ajudar as mulheres a terem isso através do SUS”, explicou. Na noite de terça (8), a entidade realizou um desfile beneficente no evento, onde as modelos eram mulheres que venceram o câncer e as roupas customizadas foram leiloadas para arrecadar fundos.
Na sequência, a advogada e empresária Martha Rosinha motivou a plateia a ir atrás de seus sonhos, independente da idade. Aos 40 anos, ela resolveu fazer o que tinha vontade desde criança: abrir uma loja com a sua própria grife de roupas – que se tornou a primeira marca gaúcha a desfilar no New York Fashion Week. “Já tive muitas alegrias na vida, mas ver minha coleção na passarela do NYFW foi um orgulho inexplicável. Meu sonho demorou para acontecer, mas valeu a pena insistir”, relembrou.
Já as designers Maria Fernanda Souto e Leila Fraga trouxeram um tópico inovador para o debate: a joalheria sustentável. Maria utiliza resina e prata de reuso, o latão, para a confecção de suas peças. “Com uma prática de limpeza específica, o material oxida mais devagar, mantendo o brilho”, comentou. A sustentabilidade, para além do reaproveitamento, ainda está na exclusividade das joias, pois cerca de apenas dois ou três modelos são criados a partir de cada design.
Coloração pessoal também esteve em pauta no painel da personal stylist Mariana Alfonsin. Segundo ela, cada tom de pele tende mais para o quente ou para o frio. “A cor que fica melhor na gente é aquela que já temos no nosso físico. Mas descobrir a nossa paleta de cores é uma ferramenta para nos ajudar, não para nos limitar”, defendeu. Conforme abordou, saber o objetivo final na hora de montar um look é ainda mais essencial, tendo conhecimento do biótipo e dos acessórios adequados.
Desfiles
A coleção Concept Intimates, da estilista convidada Rafaela Castro, foi a primeira a entrar na passarela do evento, recheada de lingeries e roupas íntimas luxuosas. Já looks monocromáticos, tons pastéis e tecidos leves foram as apostas da Riachuelo para suas peças de verão. A grande atração da noite, o estilista cearense Kallil Nepomuceno, trouxe tons sólidos, texturas, babados e estampa 3D colors em vestimentas inovadoras que surpreenderam a plateia.
Logo após, a dupla Mell Marques & Lua Medeiros mostrou toda a versatilidade do couro para além das jaquetas, enquanto a marca Vicentina e Manofatto apresentou combinações clássicas em cortes retos, com alto contraste entre cores claras e escuras. E, finalizando a noite, a Forum evidenciou que o básico bem feito, como jeans e camiseta, nunca sai de moda.