Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 4 de outubro de 2019
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual de Saúde, divulgou boletim atualizado em que aponta que o Rio Grande do Sul já registrou 56 mortes por gripe neste ano. No ano passado, 97 pessoas morreram por gripe nesse mesmo período. A pesquisa é em relação aos casos que ocorreram do início de 2019 até o último sábado (28).
O último levantamento tinha sido divulgado no dia 11 de setembro, e quando as mortes chegavam a 50. Agora, das 56 mortes, 43 foram por Influenza A (H1N1), 10 por Influenza A (H3N2), uma por Influenza A não subtipado e duas por Influenza B.
Porto Alegre é o município com o maior número de vítimas. Foram 14 pessoas que morreram devido à gripe na capital. Canoas aparece em segundo lugar, com 8 mortes. Três Coroas, Capão do Leão, Passo Fundo e Santo Ângelo tiveram, em cada, duas mortes.
Outros municípios que registraram pelo menos uma morte por gripe foram Nova Santa Rita, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapiranga, Barra do Ribeiro, Guaíba, Viamão, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Garibaldi, Gramado, Pinhal da Serra, Não-me-Toque, Carazinho, Bagé, Caçapava do Sul, Alegrete, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, Giruá, Santa Rosa, Panambi, Três Cachoeiras, Torres, Tramandaí e Três Passos.
A Secretaria da Saúde chama atenção para que as pessoas que sintam os primeiros sintomas da gripe, como dor de garganta, febre, dores nas articulações, musculares ou de cabeça, procurem um médico.