Sábado, 26 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul poderá exportar carne bovina, suína e de aves para as Filipinas

Compartilhe esta notícia:

Exportação de carnes
País asiático é o segundo maior comprador do produto brasileiro, depois da China. (Foto: EBC)

As autoridades das Filipinas reconheceram a equivalência de sistemas de inspeção sanitária para exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de aves. Anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a iniciativa abre um potencial mercado comprador para os produtores gaúchos.

Atendendo ao pedido brasileiro feito em no ano passado, autoridades do país asiático autorizaram o órgão brasileiro a certificar e habilitar estabelecimentos auditados pela missão de inspeção filipina. O acordo vale por três anos e inclui a possibilidade de habilitar outras unidades produtivas que atendam aos requisitos estabelecidos.

Em 2023, o Brasil vendeu cerca de US$ 700 milhões em carnes para as Filipinas, o que corresponde a quase 400 mil toneladas. Trata-se do segundo maior destino das vendas externas de carne suína brasileira, atrás somente da China.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber, destaca: “Como eles só compram de áreas livres de febre aftosa sem vacinação, teremos acesso a esse mercado de remuneração diferenciada”.

Excelência

Em dezembro, o Estado foi incluído no roteiro da missão filipina que viajou ao Brasil para avaliar o sistema de defesa sanitária do País. A missão esteve na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e no posto de controle de divisa do Ministério em Uruguaiana (Fronteira-Oeste). Também vistoriou uma granja de aves na Serra e uma criação de suínos no Noroeste gaúcho.

A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares, relata: “Tivemos um excelente ‘feedback’ da missão. Eles elogiaram muito o trabalho do Rio Grande do Sul e perguntaram se os outros Estados brasileiros tinham os mesmos controles aqui utilizados. Isso é extremamente gratificante, vindo de um auditor externo”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deputados da Itália visitam a Assembleia Legislativa gaúcha
Após decisão da Câmara dos Estados Unidos, ex-secretário de Trump quer comprar o TikTok
https://www.osul.com.br/rio-grande-do-sul-podera-exportar-carnes-bovina-suina-e-de-aves-para-as-filipinas/ Rio Grande do Sul poderá exportar carne bovina, suína e de aves para as Filipinas 2024-03-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar