Domingo, 24 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de janeiro de 2017
Pelo menos 15 pessoas morreram afogadas no último fim de semana, entre sexta e domingo, em águas internas no Rio Grande do Sul. Em São Francisco de Paula, na Serra, quatro jovens de uma família perderam a vida ao ingressarem na barragem do Blang, no domingo (22). No local, havia sinalização indicando os perigos de tomar banho na área.
Projeto alerta crianças sobre perigos no mar
A 12ª edição do projeto Salva-Vidas Mirim, do CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul), reuniu 25 crianças e adolescentes nesta segunda-feira (23), no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, para uma ação de conscientização sobre os cuidados de prevenção no mar.
Criado em 2005, o projeto ensina aos pequenos técnicas de nado, como proceder em situações de emergência, comportamento dentro d’água e importância das cores das bandeiras, que delimitam a área vigiada e informam as condições do mar.
Este ano, a novidade é a parceria com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). As aulas são divididas em duas etapas, onde as crianças aprendem sobre os cuidados no mar com voluntários do Corpo de Bombeiros e depois recebem orientações sobre o trânsito com agentes da EPTC.
Para o coordenador do projeto, major Everton de Souza Dias, o aulão altera a forma de pensar das crianças. “Incentivamos a criança a criar uma cultura de prevenção desde pequeno, evitando acidentes futuros”, explica.
“Em períodos de veraneio, é importante ensiná-la sobre os cuidados dentro e fora d’água. São períodos em que as praias ficam lotadas, e consequentemente, os riscos para pedestres também aumentam”, acrescenta o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Luis Nunes.