Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de janeiro de 2024
Temporal forte atingiu Porto Alegre e outras regiões do Estado
Foto: EPTC /TwitterPelo menos 729 mil clientes seguem sem abastecimento de energia elétrica nesta quarta-feira (17), de acordo com boletins divulgados pelas concessionárias CEEE Equatorial e RGE (Rio Grande Energia).
O último apontamento era de 1,1 milhão de clientes no início da manhã. Fortes temporais caíram na noite desta terça-feira (16) e causaram estragos em Porto Alegre e outros municípios do Estado.
A interrupção afeta 270 mil pontos na área da CEEE Equatorial, especialmente na Região Metropolitana, segundo atualização por volta das 12h. Por volta das 8h da manhã, eram 600 mil clientes sem energia na área da companhia. Já na área da RGE, são 459 mil clientes que seguem sem luz, conforme boletim das 12h45min. Às 7h da manhã, eram 574 mil afetados.
A CEEE Equatorial confirma que funcionários de outros Estados estão vindo auxiliar nos trabalhos.
Alerta vermelho
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, no início da tarde desta quarta-feira, um alerta de grande perigo no sul do Brasil por conta da previsão de novas tempestades. O “aviso vermelho” atinge os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e dura até o meio-dia de quinta-feira (18).
Segundo o Inmet, o alerta vai da região central e norte do Rio Grande do Sul até o norte de Santa Catarina. A tempestade pode atingir regiões de cidades como Caxias do Sul, Passo Fundo e Erechim, em território gaúcho; e Criciúma, Blumenau e Joinville, além da capital catarinense, Florianópolis.
Áreas afetadas
Serrana
Vale do Itajaí
Oeste Catarinense
Noroeste Rio-grandense
Grande Florianópolis
Centro Ocidental Rio-grandense
Metropolitana de Porto Alegre
Nordeste Rio-grandense
Norte Catarinense
Sul Catarinense
Centro Oriental Rio-grandense
Sudoeste Rio-grandense
Conforme o aviso publicado pelo instituto, a expectativa é de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, além de queda de granizo. Segundo o Inmet, há grande risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, alagamentos e transtornos em rodovias.
Com o alerta, o Inmet publicou, também, instruções para a população sobre como agir em casos de tempestade.
Instruções do Inmet em caso de tempestade
Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Voltar Todas de Rio Grande do Sul