Ícone do site Jornal O Sul

Rio Grande do Sul tem mais de mil casos confirmados de dengue

Novos registros em Porto Alegre desencadearam ações previstas para esta segunda-feira. (Foto: Vanessa Silva/PMPA)

O número de casos de dengue confirmados no Rio Grande do Sul passou de um mil neste ano, conforme o último balanço da Vigilância em Saúde divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde na sexta-feira. Das 2.096 notificações de suspeita da doença, 1.095 foram confirmadas por meio de exames laboratoriais. Do total de registros do vírus, 143 (13,06%) são importados e 952 (86,94%) são autóctones, ou seja, contraídos dentro do Estado. Vinte e cinco cidades tiveram ocorrências de transmissão da moléstia, segundo a pasta. A maior incidência ocorre nas regiões Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul. Porém, há confirmação de casos em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana da capital gaúcha.

Desde o início deste ano, duas pessoas morreram no Estado em decorrência da dengue: houve um caso em Panambi e outro em Santo Ângelo, ambos localizados na região Noroeste.

Inseticida

A confirmação de dois casos importados de dengue em Porto Alegre desencadeará operações de aplicação de inseticida nesta segunda-feira, em trechos do bairro Santana, pela manhã, e Aberta dos Morros, à tarde. Outros dois casos autóctones foram confirmados, mas como estão localizados próximos a outros registros, as operações de bloqueio de transmissão já foram realizadas pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde. Com esses, sobe para 57 o número de casos de dengue na capital gaúcha (41 importados e 16 autóctones).

No bairro Santana, a aplicação acontecerá nos seguintes trechos: entre a rua Veador Porto e Euclides da Cunha; rua São Francisco entre a Veador Porto e Luis de Camões; rua Veador Porto entre a São Francisco e avenida Ipiranga; rua Luis de Camões entre rua São Francisco e rua Livramento; rua Euclides da Cunha entre São Francisco e avenida Ipiranga; e avenida Ipiranga entre a rua Veador Porto e Euclides da Cunha. Já no bairro Aberta dos Morros, os locais são: avenida Saul Nonnenmacher entre a avenida Eduardo Prado e rua Dr. João Palombini; avenida Eduardo Prado entre a travessa Alfredo Magalhães e rua Balthazar Hahn; rua Dr. João Palombini entre a rua Tiago e avenida Saul Nonnenmacher; e rua Benjamim Moresco no trecho entre a avenida Saul Nonnenmacher e rua Davi Malinski.

Sair da versão mobile