Ícone do site Jornal O Sul

Rio Open: Sebastian Baez é o primeiro bicampeão do torneio carioca

Com a confirmação dos pontos do Rio Open, ele se manterá na 31ª posição no ranking. (Foto: Divulgação/Rio Open)

O argentino Sebastian Baez se sagrou bicampeão do Rio Open nesse domingo (23). O número 31 do mundo venceu na final o francês Alexandre Müller por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, no Jockey Club Brasileiro. Baez se tornou o primeiro a vencer dois títulos consecutivos na chave de simples da maior competição da América do Sul, de nível ATP 500. Müller havia eliminado o brasileiro João Fonseca, maior atração do torneio, na rodada de abertura.

Foi o sétimo título do argentino de 24 anos. Seis deles foram conquistados no saibro, quatro na América do Sul. Agora ele soma 10 vitórias consecutivas no Rio Open. No geral, se tornou o tenista com o maior número de vitórias no saibro desde 2022, com retrospecto de 73 triunfos e 36 derrotas, superando nomes como o norueguês Casper Ruud (71/22), o espanhol Carlos Alcaraz (69/11) e o alemão Alexander Zverev (63/20), eliminado nas quartas de final do Rio Open.

Curiosamente, Baez derrubou o tenista que vinha fazendo seguidas vítimas argentinas em sua carreira. Müller apresenta um retrospecto arrasador contra rivais argentinos. São 15 vitórias e agora duas derrotas em todos os níveis profissionais, sendo 11/1 somente no saibro.

Sem se preocupar com tais números, Baez começou melhor e obteve a primeira quebra de saque da partida, ao fazer 2/1. Müller esboçou reação, mas cometeu seguidos erros não forçados. Ganhando embalo a cada game, o argentino voltou a se impor no serviço do rival no 7º game e fez 5/2. Sem dificuldades, fechou o set na sequência.

A segunda parcial contou com maior equilíbrio, embora com ligeira superioridade de Baez nos primeiros games. Ele faturou uma quebra precoce e fez 2/1. Mas, desta vez, o francês reagiu com solidez e devolveu a quebra. A situação seguiu parelha até nova quebra do argentino no 7º game: 4/3.

Cada vez mais confiante em quadra, Baez voltou a pressionar o saque de Müller no nono game e aproveitou um dos dois match points cedidos pelo francês, confirmando o bicampeonato.

Com a confirmação dos pontos do Rio Open, ele se manterá na 31ª posição no ranking.

“Muito feliz pela semana toda. Agradeço a todos que estão comigo, após passar por fase complicada ano passado”, disse Baez, que pediu aplausos ao seu treinador, Sebastian Gutierrez, o Guti. “Foram momentos difíceis, mas isso faz parte. E ele que me fez acreditar que era possível esse título. Muito obrigado todos. Eu amo o Rio.”

A cerimônia de encerramento teve algumas saias justas. Parte do público vaiou o Ministro do Esporte, André Fufuca, que foi convidado pela organização para a entrega da premiação — o governador do Rio, Cláudio Castro, e o senador Flávio Bolsonaro estavam na plateia da área vip. Também houve uma gafe com cheque simbólico dado aos jogadores. Tanto Baez quanto Müller receberam o cheque dado às duplas, com os valores respectivos. O campeão de simples do Rio Open leva cerca de R$ 2,5 milhões.

Sair da versão mobile