Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 9 de outubro de 2018
No próximo dia 14 de outubro acontece a segunda edição da XX Série de Concertos Internacionais de Órgão de Tubos com apresentação do organista gaúcho Rodolfo Wulfhorst e Grupo Cantabile. O concerto é realizado na Igreja Martin Luther, em Porto Alegre, às 10h45min, com entrada franca.
A série tem a direção Artística da organista Anne Schneider, que mantém essa programação há 25 anos ininterruptos. A realização de concertos em um instrumento raro, como o órgão de tubos, propicia além de belos espetáculos o conhecimento de uma arte diferenciada e a conservação de um patrimônio de imensurável valor histórico-cultural.
A apresentação do dia 14 traz um repertório com obras de grandes compositores, dentre eles: Hassler, Bach, Vivaldi, Fauré, Stainer e Rutter. O concerto terá momentos solos com obras para órgão de tubos e outros momentos com o canto e o órgão, garantindo um belo concerto matinal repleto de reflexões e inspirações.
Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da Favorit Aços Especiais, promoção da Associação Cultural Cantábile e apoio cultural da Comunidade Martin Luther. Realização: Governo Federal. Prevê oito apresentações para essa série e se mantém em fase de captação de recursos via Imposto de Renda, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail: grupocantabile@paroquiamatriz.org.br.
Rodolfo Wulfhorst
Natural de Ijuí/RS, começou a estudar piano aos 8 anos de idade com sua mãe, Dorothea Wulfhorst. Formado em Ciências da Computação, concluiu seu mestrado em Inteligência Artificial aplicada à Música em 2002 pela UFRGS. Concomitantemente estudou piano com Ney Fialkow pelo Curso de Extensão em Música do Instituto de Artes da UFRGS.
Desde 1992 atua como pianista acompanhador, tendo atuado com conceituados músicos do cenário erudito gaúcho e brasileiro. Tem extensa atuação como pianista em montagens de óperas em formato “de bolso”. Podemos destacar obras de Donizetti (L´Elisir d´Amore); Pergolesi (Serva Padrona); Mozart (Flauta Mágica, Bastien und Bastienne, Bodas de Figaro); Verdi (Traviata, Rigoletto e Otello); Puccini (Madama Butterfly, La Bohème); Gounod (Romeu e Julieta); Bizet (Carmen) Leoncavallo (Pagliacci); Bernstein (West Side Story); Debussy (L’Enfant Prodigy). Participa atualmente dos projetos “Terça Lírica” e “Arte Lírica”, que ocorrem, respectivamente no Palácio da Justiça de Porto Alegre e no Foyer do Theatro São Pedro em Porto Alegre.
Como pianista e organista, participou ainda da realização de obras corais como: Requiem de Mozart com o Grupo Provox, sob a regência de Guilherme Rodrigues e preparação vocal de Elisa Machado; Gloria de Vivaldi com Madrigal Presto, sob a regência de João Paulo Sefrim; Requiem de Fauré com o Grupo e Orquestra Cantabile sob a regência de Delmar Dickel; Cantatas de Dietrich Buxtehude com a Orquestra e Coro da UCS, sob a regência de Manfredo Schmiedt; Lobgesang de Mendelssohn sob a regência de Manfredo Schmiedt; Magnificat de John Rutter com os coros da UFRGS, PUC e Cantabile, sob a regëncia de Márcio Buzatto, entre outros. Atualmente atua como organista e pianista na Igreja da Reconciliação em Porto Alegre e na Comunidade Evangélica de Canoas.
Voltar Todas de Dicas de O Sul