Rodrigo Pessoa, com Major Tom, e Stephan de Freitas Barcha, com Primavera, se classificaram nessa segunda-feira (5) para a final da prova de salto individual do hipismo nos Jogos Olímpicos. A disputa de medalhas, que reúne 30 conjuntos, será realizada nesta terça-feira (6), às 5h (de Brasília).
Barcha terminou na 13ª posição ao completar o percurso sem faltas em 76s03. Recordista de participações olímpicas entre os atletas brasileiros, Rodrigo Pessoa também zerou a pista, mas marcou 77s03 e se classificou no 17º lugar.
Yuri Mansur, com Miss Blue, terminou apenas na 62ª posição e foi eliminado. O melhor resultado na classificação foi obtido pelo francês Julien Epaillard, com Dubai du Cedere, que sem faltas terminou o percurso em 73s07. Entre os finalistas, 20 conjuntos completaram a classificação sem penalizações.
Aos 34 anos, Barcha voltou à Olimpíada após estrear nos Jogos do Rio-2016, quando ficou em quinto lugar por equipes e na 59ª posição na prova individual. O veterano Rodrigo Pessoa tem 51 anos e disputa os Jogos Olímpicos pela oitava vez. Individualmente, ele foi campeão em Atenas-2004, com o lendário Baloubet Du Rouet.