Ícone do site Jornal O Sul

“Rolê da Vacina” é realizado em escola de samba de Porto Alegre na noite deste domingo

Ação itinerante estará das 18h às 21h na Unidos da Vila Mapa, (Lomba do Pinheiro). (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Após o sucesso da ação itinerante “Rolê da Vacina” em 2021, a prefeitura de Porto Alegre retoma a iniciativa na noite deste domingo (6), das 18h às 21h. O serviço de imunização contra covid será oferecido para crianças, adolescentes e adultos na escola Unidos da Vila Mapa (rua Coronel Jaime Rolemberg de Lima nº 83, Lomba do Pinheiro (Zona Leste).

Haverá aplicação da primeira e segunda dose para crianças de seis a 11 anos (exceto imunocomprometidas). Já para o público a partir dos 12 anos, haverá aplicação de primeira e segunda doses, mais as injeções de reforço (exceto da Janssen).

A primeira dose será oferecida no local para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF.

Já a segunda dose estará disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech até nove de janeiro (oito semanas) e CoronaVac/Butantan para vacinados até seis de fevereiro (28 dias). Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A dose de reforço (terceira dose) estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose de qualquer imunizante até seis de novembro (quatro meses) e imunossuprimidos com a segunda dose até seis de fevereiro (28 dias). Para receber a terceira dose ou dose de reforço da Janssen, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.

E a quarta dose estará disponível para todos os imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose até seis de novembro (quatro meses). Para receber a terceira ou quarta dose, imunocomprometidos devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

De acordo com a diretora de Atenção Primária em Saúde da capital gaúcha, Caroline Schirmer, o objetivo é facilitar o à campanha por parte da população: “Queremos chegar mais perto das pessoas. Sabemos que muitas vezes o deslocamento até as unidades de saúde pode dificultar a imunização”.

Vacinação infantil

A primeira dose de CoronaVac/Butantan estará disponível para todas as crianças a partir de seis anos (exceto imunocomprometidas). Já a segunda dose de Coronavac/Butantan estará disponível para crianças vacinadas com a primeira dose do imunizante até seis de fevereiro (28 dias).

Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada. No caso da segunda dose, é preciso apresentar carteirinha de vacinação.

Sair da versão mobile