Ícone do site Jornal O Sul

Rolling Stones confirmam a participação de Paul McCartney em novo álbum

O representante dos Stones esclareceu que McCartney toca baixo em uma nova música. (Foto: Reprodução)

Um representante dos Rolling Stones citado pelo jornal inglês “Guardian” confirmou a participação de Paul McCartney em uma nova música do grupo. Na terça-feira (21), uma reportagem da revista “Variety” indicou que os dois membros sobreviventes dos Beatles – McCartney e o baterista Ringo Starr – estariam envolvidos nas gravações de um disco dos Stones com lançamento previsto para o final deste ano.

O representante dos Stones esclareceu que McCartney toca baixo em uma nova música, e que Starr não tem colaborado com a banda. O disco – que ainda não foi anunciado, mas será o 31º álbum de estúdio dos Stones – contará com o baterista da banda em turnê Steve Jordan, bem como Charlie Watts, fundador do grupo, falecido em 2021, que deixou gravadas suas partes de bateria.

Segundo o porta-voz da banda, McCartney entrou no estúdio com os membros dos Rolling Stones Keith Richards e Mick Jagger em Los Angeles durante os estágios de mixagem do álbum para tocar a parte do baixo em uma faixa. O álbum foi produzido por Andrew Watt, que trabalhou em álbuns recentes de Iggy Pop, Ozzy Osbourne e Eddie Vedder, bem como na colaboração de Britney Spears e Elton John em 2022, “Hold me closer”.

Em 2021, Mick Jagger disse que o grupo tem “muitas faixas prontas”, e o guitarrista Keith Richards informou em um post de ano novo no Instagram no mês passado que “há algumas músicas novas a caminho”.

Apesar de manterem contato nas últimas décadas, os membros dos Beatles (1963-1970) e dos Rolling Stones raramente colaboraram musicalmente. A primeira vez foi em 1963, quando John Lennon e Paul McCartney presentearam a banda rival com a composição “I wanna be your man”, cujo sucesso ajudou a impulsionar os Stones antes de gravarem seu primeiro LP, no ano seguinte.

McCartney está com 80 anos, já Mick Jagger soma 79, mesma idade de Richards. Os quatro britânicos estão na ativa, de forma ininterrupta, desde a primeira metade da década de 1960.

Ao longo desse período, dois cofundadores dos Beatles morreram: John Lennon foi assassinado em 1980 e George Harrison sucumbiu a um câncer em 2001. Os Stones também perderam dois membros originais: o guitarrista Brian Jones, afogado na piscina de casa em 1969, e o baterista Charlie Watts, falecido em 2021 de causa não revelada até hoje.

Jejum fonográfico

Os Rolling Stones, que não lançam álbum inédito desde “A Bigger Bang”, de 2005. Depois disso a discografia se limita a “Blue & Lonesome” (álbum de 2016 que reúne versões da banda para composições de blues assinadas por terceiros), coletâneas de sucessos e gravações ao vivo.

Especula-se que seu próximo disco (provavelmente o último) inclua músicas gravadas com o baterista Charlie Watts. Jagger e Richards inclusive já confirmaram em entrevista ao jornal “Los Angeles Times” que o colega deixou gravadas sua parte em várias canções.

Sair da versão mobile