Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 12 de dezembro de 2021
A vitória sobre o Atlético-MG na última rodada do Brasileirão não foi suficiente para manter o Grêmio na Série A. Com os resultados paralelos, o clube teve o seu rebaixamento para a segunda divisão decretado. Em sua primeira manifestação após a confirmação da queda, o presidente Romildo Bolzan avaliou a temporada, os erros da gestão e evitou projetar as mudanças na comissão técnica, grupo de jogadores e direção para 2022.
O mandatário pediu desculpas ao torcedor e reconheceu a culpa da direção pelo resultado. Em uma outra resposta, classificou o momento do Grêmio como “humilhante”. “Temos que fazer um pedido de desculpas, momento triste para todos nós. Momentos que nos impõe enorme responsabilidade. Não com terra arrasada, recolocar o Grêmio no seu lugar. Fazer uma subida novamente pra elite. Faremos com vigor, perseverança, organizar tudo isso e organizar também a nossa volta. Se tiver evidentemente culpados, poderemos dissecar”, lamentou.
Bolzan afirmou que o clube, dentro do Conselho de Administração, começou a analisar as situações que levaram o Grêmio no caminho do seu terceiro rebaixamento. Como aconteceu em outros momentos, o presidente lembrou os casos de Covid-19 que afetaram o grupo no início do Brasileirão como um dos pontos que contribuíram para a queda.
“Fizemos uma transição e um azar antológico da pandemia que comprometeu muito o desempenho. A prova que o plantel não era fraco, acabou reagindo. Fizemos um desempenho que no segundo turno daria uma boa colocação”, salientou.
A Série B em 2022 forçará uma reestruturação do clube, que apesar de viver momento saudável financeiramente, terá uma queda de receita na casa dos R$ 70 milhões entre a cota de transmissão dos jogos e os valores por receber pela participação na Série A.
A receita de TV do Grêmio gira próximo dos R$ 110 milhões por ano. A queda vai ser de cerca de R$ 60 milhões para a próxima temporada. O Grêmio tem negociado um contrato que paga um valor próximo dos R$ 50 milhões ao clube pelo pay-per-view, o referente ao percentual do número de assinantes gremistas no ano anterior.