O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho deixou sua marca na história do esporte mundial. Agora, o campeão da Copa do Mundo de 2002 seguirá repassando seu legado por meio do Manual do Bruxo, ecossistema de ensino criado por ele para seletiva de jovens atletas.
“Passei anos jogando bola e conquistando muita coisa boa. O Manual do Bruxo é um jeito que encontrei de agradecer tudo que o futebol me deu durante minha vida, que o projeto inspire a turma nova a praticar o futebol de um jeito alegre e divertido”, disse Ronaldinho.
O ex-jogador do Grêmio, Barcelona e Seleção Brasileira fez gravações em um estádio, em uma operação que envolveu mais de uma dezena de câmeras e cerca de 400 profissionais.
Ao todo, o Manual do Bruxo é dividido em cinco módulos principais: drible, bola parada, passe, finalização, condução, cruzamento, domínio, movimento de pescoço e dicas únicas para os jogadores do futuro. Além disso, há uma parte especial que conta em detalhes a história do craque. O curso contará com vídeo-aulas com apresentação de R10 e da jornalista Fernanda Gentil.
Eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2004 e 2005, com títulos como a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira (2002) e a Champions League com o Barcelona (2006), Ronaldinho afirma querer se dedicar a capacitação tática e técnica de meninos e meninas.
Aqueles que comprarem o curso terão o direito de fazer as seletivas que serão realizadas nas principais capitais do Brasil. O curso online é aberto para o público em geral, enquanto que, nas avaliações presenciais, poderão participar meninos e meninas que tenham entre 7 e 25 anos.
A proposta principal é reunir quem participou do curso para avaliar o aprendizado de todo o passo a passo que foi disponibilizado nos módulos. As atividades serão realizadas em um formato diferente, levando em conta aspectos técnicos e testando as habilidades ensinadas previamente em seu curso digital.
As seletivas contarão com três etapas, que serão coordenadas por diversos profissionais do esporte, incluindo analistas de desempenho, representantes de clubes de futebol, ex-treinadores e ex-atletas. Ronaldinho Gaúcho estará presente na terceira e última fase, como forma de incentivar e inspirar os finalistas.
O projeto irá ao ar no início de 2025 em parceria com as empresas Growth Venture, Fama Licenciamentos e Assis Moreira Group.