O atrativo deve ser apresentado para jornalistas portugueses como forma de convite para que eles conheçam os destinos com herança lusitana do Rio Grande do Sul.
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS) participa da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A BTL é reconhecida como uma das mais importantes feiras do setor turístico na Europa, servindo de palco para profissionais do turismo de todo o mundo apresentarem seus produtos, serviços e destinos.
Este evento anual, realizado na capital portuguesa, destaca-se por promover a inovação, a sustentabilidade e a troca de experiências e negócios entre expositores e visitantes.
A participação da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul representa uma oportunidade ímpar para apresentar a rica diversidade turística do estado ao público português.
Dentre os produtos que serão lá divulgados, busca se aproximar dos turistas portugueses e dos entusiastas da cultura do país europeu através da Rota do Império Lusitano do Sul. Trata-se de um produto turístico binacional, baseado no estudo de pesquisadores de Colônia do Sacramento (Uruguai), que pretende valorizar a história e cultura açoriana, tão importante para as origens do RS.
Formada por 14 municípios gaúchos, além de Colônia de Sacramento, a rota valoriza os espaços onde há patrimônio material e imaterial, como praias, igrejas, museus, ruas históricas, paisagens e até mesmo os conhecidos doces de Pelotas.
Um exemplo é o Festival Internacional de Aves Migratórias, que acontece anualmente no mês de outubro nos municípios de Mostardas e Tavares, na Costa Doce. Além disso, outras cidades com herança luso-açoriana também compõem o passeio, como Torres, Pelotas, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre.
A Rota tem também por objetivo promover o turismo binacional com o Uruguai, já que engloba atrações turísticas de ambos os países.
Parceria
Como estratégia para divulgação dos destinos gaúchos, a Setur-RS tem a intenção de convidar os comunicadores portugueses de grandes veículos de imprensa para conhecer as cidades gaúchas que integram a Rota Lusitana. Entre eles, “O Público”, jornal impresso com maior número de assinaturas digitais em Portugal, assim como o periódico “Correio da Manhã” e a revista “Volta ao Mundo”, ambos com grande circulação no país europeu.
Esses meios de comunicação conseguem alcançar um grande número de pessoas de maneira eficaz, impulsionando o turismo do Rio Grande do Sul através da credibilidade do jornalismo português, que entende de maneira absoluta os padrões de consumo dos seus leitores.
É fundamental despertar o interesse de um público amplo para sustentar e expandir a conectividade aérea direta para a Europa via Portugal. Dada a extensa malha aérea a partir de Lisboa, Porto Alegre se posiciona a apenas uma conexão de muitos outros destinos internacionais.
Há 12 anos, existem voos diretos entre Porto Alegre e Lisboa, com cerca de 2,2 mil operações entre as duas cidades. Atualmente, conta com quatro frequências semanais, apresentando excelente ocupação. No entanto, ainda há espaço para crescimento, o que torna ainda mais importante o aumento do fluxo turístico de europeus no estado.