Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 13 de dezembro de 2022
A Rota do Sol liga o Extremo Oeste do Estado ao Litoral Norte gaúcho
Foto: Daer/DivulgaçãoO trânsito na Rota do Sol (ERS-486), em Itati, no Litoral Norte gaúcho, passa por bloqueios totais durante alguns minutos, até a próxima segunda-feira (19), entre as 6h30min e as 8h e as 16h30min e as 18h30min. As interrupções iniciaram nesta terça-feira (13).
Segundo o Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), os bloqueios fazem parte dos estudos que monitoram o atropelamento de animais silvestres na rodovia e ocorrem no trecho onde estão instaladas as travessias subterrâneas e aéreas para anfíbios. Até março, devem ser realizados bloqueios mensais. As datas e horários das próximas ações serão divulgados posteriormente.
O monitoramento é uma exigência do Ministério Público e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a operação da rodovia, que atravessa a Reserva Biológica Mata Paludosa. Nela, vivem diversas espécies em risco de extinção, tais como a perereca-castanhola (Itapotihyla langsdorffii), perereca-risadinha (Ololygon rizibilis) e perereca-macaca (Phyllomedusa distincta).
Com 737 quilômetros de extensão, a Rota do Sol liga o Extremo Oeste do Estado, a partir da cidade de São Borja, ao Litoral Norte gaúcho, no município de Terra de Areia.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul