Ícone do site Jornal O Sul

Rotary Club Porto Alegre Bom Fim participa de campanha internacional contra a poliomielite

Doses são gratuitas e sem risco à saúde da gurizada. (Foto: EBC)

Um clube de serviços à comunidade. Esse é o Rotary, rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras em suas cidades e pelo mundo. Na capital gaúcha, o Rotary Club Porto Alegre Bom Fim vem realizando, desde 1978, projetos sociais em escolas, asilos, hospitais, associações comunitárias e outras instituições beneficentes.

Uma das principais campanhas do Rotary Internacional é o “End Polio Now”, que luta pela erradicação da poliomielite. Junto com parceiros, a entidade auxiliou na imunização de mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais. O Rotary Bom Fim se envolve na ação através de divulgação e da participação nos Dias D de vacinação na cidade.

Atualmente o clube possui 13 associados e é dirigido por Mário Lopes Reiss, além de um conselho diretor composto por sete membros. Os encontros acontecem semanalmente, com o objetivo de discutir novas ações. Em 2022, diversas iniciativas solidárias já foram realizadas, como a distribuição de cestas básicas para o Asilo Padre Cacique e a doação de um notebook, uma televisão e um rádio para a Sociedade Porto-Alegrense de Auxilio aos Necessitados (Spaan).

Rotary Internacional

Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde, meio ambiente e recursos hídricos, o Rotary procura maneiras de criar um mundo melhor, fomentando o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno.
No mundo, são cerca de 1.175.468 rotarianos (75% homens e 25% mulheres), estando a organização presente em 219 países. No Brasil, são 2.352 clubes, totalizando quase 50 mil rotarianos. O ingresso em Rotary se dá por convite dos clubes, que são a base da pirâmide rotária.

O Rotary International também está expandindo seu potencial de associados através da diversidade, equidade e inclusão. Com novos dirigentes a cada ano rotário, que inicia em julho, a entidade tem, pela primeira vez, uma mulher como presidente, Jennifer Jones.

Sair da versão mobile