Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul entra em estado de atenção contra a subvariante BQ.1

Compartilhe esta notícia:

Estado não vai emitir alertas e nem avisos, mas reforçará o acompanhamento do cenário e pede à população reforço nos cuidados individuais

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Estado não vai emitir alertas e nem avisos, mas reforçará o acompanhamento do cenário e pede à população reforço nos cuidados individuais. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

O Rio Grande do Sul entrou em estado de atenção contra a subvariante BQ.1 da ômicron, associada à alta recente de infecções de covid no exterior. A decisão foi tomada em reunião no Gabinete de Crise nesta quinta-feira (10). O Estado não vai emitir alertas e nem avisos, mas reforçará o acompanhamento do cenário e pede à população reforço nos cuidados individuais.

A subvariante BQ.1 foi detectada como a causa da alta no número de casos em países como Alemanha e França, na Europa, além da China e Estados Unidos e já foi identificada no Rio Grande do Sul pelo Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde). A principal proteção continua sendo a vacina contra a covid.

Atraso

Nesta quinta-feira (10), 3 milhões de gaúchos estão em atraso com a primeira dose de reforço contra a covid, equivalente à terceira dose, segundo o painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde. Por conta desse quadro, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, pede a quem ainda não se vacinou que procure se imunizar.

Segundo a secretária é preocupante a situação do esquema completo, formado pelas três doses, e, aproximadamente, 2 milhões de pessoas não fizeram a segunda dose de reforço. O público que menos se vacinou é o da faixa de 18 a 40 anos, informou. “O Estado do Rio Grande do Sul, que foi exemplo para saúde no país, acima de 90% de pessoas vacinadas com a primeira e a segunda doses, precisa se mobilizar para que a população volte às unidades de saúde”, afirmou.

Arita alertou para o risco de aumento de casos com a subvariante BQ1. “Está acontecendo em outros países e no Brasil. É um cenário que está muito mais próximo do que a gente imagina se os gaúchos não fizerem a vacina”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Relator do Orçamento diz que PEC da Transição terá Bolsa Família fora do teto de forma permanente
Retirada russa de Kherson levará pelo menos uma semana, diz Kiev
https://www.osul.com.br/rs-atencao-subvariante-bq-1/ Rio Grande do Sul entra em estado de atenção contra a subvariante BQ.1 2022-11-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar