Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 29 de janeiro de 2016
O Laboratório Central do Estado confirmou os dois primeiros casos de dengue contraída no território gaúcho. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (29), pela Secretaria da Saúde, dos casos importados de dengue, ou seja, de pessoas que contraíram a doença em outros estados, até agora foram registradas 18 ocorrências.
Os casos contraídos no Estado foram registrados em Guaíba e São Paulo das Missões, município do Região Noroeste. De acordo com o secretário João Gabbardo dos Reis, o fato reforça a mobilização para 13 de fevereiro – Dia D de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Os novos números foram divulgados durante a reunião semanal do comitê de monitoramento de ações estratégicas, que reúne, além da Saúde, demais secretarias estaduais e entidades representativas envolvidas com a causa.
Gabbardo informou sobre o planejamento e articulação para o dia 13 de fevereiro. “Serão cerca de 60 mil pessoas que farão desde a visita a domicílios – passando orientações e verificando possíveis locais com água parada, que é onde o mosquito se reproduz – até um mutirão de limpeza de áreas públicas e tratamento de resíduos”, afirmou.
A iniciativa contará com a participação dos municípios e de 20 mil militares do Exército Brasileiro.