A Rússia anunciou um cessar-fogo parcial de cinco horas na Ucrânia para permitir corredores humanitários. O Exército russo suspendeu os ataques às cidades de Mariupol e Volnovakha às 10h (no horário local) deste sábado (05).
A Rússia deixou claro que a medida não vale para todo o território ucraniano. Segundo a agência de notícias RIA, civis podem deixar essas localidades, e suprimentos e medicamentos podem chegar a essas cidades. Os deslocamentos das pessoas ocorrem por rotas de ônibus especialmente organizadas ou em seus próprios carros.
“Hoje, 5 de março, a partir das 10h, horário de Moscou, o lado russo declara um regime de cessar-fogo e abre corredores humanitários para a saída de civis de Mariupol e Volnovakha. Corredores humanitários e rotas de saída foram acordados com o lado ucraniano”, informou o Ministério da Defesa russo.
Autoridades de Mariupol disseram que a retirada de civis seria adiada porque as forças russas não estariam respeitando o cessar-fogo acordado. O governo da cidade pediu aos moradores que retornassem aos abrigos e aguardassem mais informações sobre a retirada.