A estatal finlandesa Gasum anunciou nesta sexta-feira (20) que a Rússia cortará todo o fornecimento de gás natural para a Finlândia a partir da madrugada deste sábado (21).
O corte rompe o contrato entre os dois países de fornecimento desse combustível fóssil. Cerca de 30% de todo o gás consumido na Europa vem da Rússia.
“A Gazprom [estatal russa de gás) informou à Gasum que todo o fornecimento de gás natural para a Finlândia previsto em contrato será cortado a partir das 4h de sábado”, afirmou a companhia em nota.
A empresa finlandesa informou que, com a reserva que ainda tem, será possível manter o abastecimento de gás aos consumidores finais “pelos próximos meses”.
“Nós já estávamos nos preparando para essa situação e não haverá interrupção na transmissão de gás aos consumidores. Seremos capazes de continuar fornecendo gás pelos próximos meses”, garantiu a companhia.
Nesta semana, a Finlândia solicitou o seu ingresso na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em razão da guerra na Ucrânia. A Rússia considerou o pedido um “grave erro” e prometeu respostas à medida.
Além da Finlândia, a Suécia também pediu para aderir à aliança militar.