Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de fevereiro de 2022
A Rússia mobilizou mais de 100 mil militares na fronteira ucraniana
Foto: Ministério da Defesa da RússiaA Rússia anunciou nesta quarta-feira (16) o fim das manobras militares e a retirada de parte das suas tropas da península da Crimeia.
“As unidades do distrito militar do Sul finalizaram os exercícios táticos nas bases da península da Crimeia, retornando às suas bases permanentes”, afirmou o Ministério da Defesa russo em um comunicado.
Segundo o governo da Rússia, tanques, veículos de infantaria e artilharia serão transportados de trem. Canais de televisão do país exibiram imagens noturnas de um trem blindado que atravessava a ponte sobre o estreio de Kertsch, construída pela Rússia para ligar a Crimeia ao seu território.
A Rússia mobilizou mais de 100 mil militares na fronteira ucraniana, segundo os países ocidentais. Manobras militares prosseguem até o dia 20 deste mês em Belarus, outro vizinho da Ucrânia.
Na terça-feira (15), Moscou anunciou uma retirada parcial dos soldados enviados há duas semanas à região de fronteira com a Ucrânia. Os Estados Unidos e as potências europeias, no entanto, ainda aguardam provas de uma retirada militar mais expressiva da Rússia, que é acusada de planejar invadir a Ucrânia.