Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de maio de 2022
A Ucrânia disse na sexta-feira (27) que a Rússia havia capturado a maior parte de Lyman, mas que suas forças estavam bloqueando um avanço para Sloviansk
Foto: ReproduçãoO Ministério da Defesa da Rússia afirmou neste sábado (28) que a cidade de Lyman, no leste da Ucrânia, está sob o controle total das forças russas.
A reivindicação ocorre um dia depois que separatistas pró-Rússia da autoproclamada República Popular de Donetsk disseram que haviam capturado totalmente a cidade, um centro ferroviário a oeste de Sievierodonetsk.
A Ucrânia disse na sexta-feira (27) que a Rússia havia capturado a maior parte de Lyman, mas que suas forças estavam bloqueando um avanço para Sloviansk, uma cidade próxima a sudoeste.
O assessor presidencial ucraniano Oleskiy Arestovych afirmou que o ataque bem organizado a Lyman mostrou que os militares de Moscou, que foram expulsos da capital Kiev em março, estavam melhorando suas táticas e operações.
Segundo a defesa britânica, a conquista de Lyman servirá de preparação para a próxima fase da ofensiva russa no Donbass, facilitando à Moscou conquistar outras cidades ainda controladas pela Ucrânia, como Sloviansk e Kramatorsk.
A Ucrânia disse nesta sexta-feira que suas forças podem precisar se retirar de seu último bolsão de resistência em Luhansk para evitar serem capturadas por tropas russas que têm obtido um avanço rápido no leste, o que mudou o impulso da guerra de três meses.
Uma retirada pode aproximar o presidente russo, Vladimir Putin, de seu objetivo de capturar integralmente as regiões ucranianas de Luhansk e Donetsk. Suas tropas ganharam terreno nas duas áreas conhecidas coletivamente como Donbas.