Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 7 de março de 2022
A Rússia disse que interromperá ataques assim que Ucrânia atender demandas exigidas, como mudar a constituição e ceder territórios.
Segundo o porta-voz da Rússia, Dmitry Peskov, as condições para parar com a operação militar incluem:
— Fim das ações militares da Ucrânia
— Mudar a constituição em prol da neutralidade
— Reconhecer a Crimeia como território russo
— Reconhecer Donetsk e Luhansk como países independentes
“Estamos concluindo a desmilitarização da Ucrânia. Vamos terminar isso. Mas o mais importante é que a Ucrânia interrompa as ações militares. Se eles fizeram isso, ninguém mais irá atirar”, disse Peskov.
Sobre a questão da neutralidade, ele se refere a uma mudança na constituição da Ucrânia para impedir a entrada do país na OTAN.
Negociações
A 3ª rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia foi realizada nesta segunda (7).
O porta-voz da delegação ucraniana, Mykhailo Podoliyak, disse que há uma pequena e positiva melhora na organização dos corredores humanitários. Não foram mencionados maiores detalhes.
“Continuamos com as consultas intensivas sobre o bloco político básico dos regulamentos, juntamente com um cessar-fogo e garantias de segurança”, disse Podoliyak em um vídeo.
Já o porta-voz russo, Vladimir Medinsky, disse que “ainda é cedo” para falar em avanços positivos após a terceira ronda de negociações e que não dá para se iludir que a próxima rodada trará um “resultado final”.
Uma imagem divulgada pelo governo de Belarus, aliado de Moscou e que sedia as negociações, mostrou mais cedo as delegações da Rússia e Ucrânia reunidas.
Ataque em rota de fuga
Uma mulher e duas crianças, mãe e filha, morreram após um ataque de morteiro russo à cidade de Irpin, perto de Kiev, que tem servido como rota de fuga para moradores locais.
A explosão ocorreu num trecho da estrada logo após a passagem da ponte. O exato momento do ataque foi registrado em vídeo.
Corredores humanitários
O porta-voz russo Igor Konashenkov disse que seis corredores humanitários serão abertos em cidades ucranianas para permitir que civis escapem da guerra.
“Informações detalhadas sobre os corredores foram dadas antecipadamente para a Ucrânia”, informou Konashenkov.
Segundo informações da agência Reuters, o cessar-fogo às cidades ucranianas estava previsto para 10h no horário de Moscou (4h no horário de Brasília).
A agência de notícias russa RIA informa que os corredores humanitários partirão de Kiev, Kharkiv, Mariupol e Sumy, que estão entre as cidades mais atacadas. Rota saindo de Kiev leva a Belarus. Quem está em Kharkiv só tem opção de fuga para território russo. Moradores de Mariupol e Sumy possuem duas opções de fuga, uma leva para a Rússia, outra para território ucraniano.