A Rússia foi banida dos Jogos Olímpicos e de campeonatos mundiais de vários esportes por quatro anos, incluindo a Copa do Catar, em 2022. A decisão é da Wada (Agência Mundial Antidoping).
O país é acusado de manipular laboratórios, incluir amostras falsas nos testes e deletar arquivos relacionados a testes positivos de doping. A decisão da agência, anunciada nesta segunda-feira (09), foi tomada de forma unânime por seus integrantes. A punição valerá até 2023. O país pode recorrer à Corte de Arbitragem do Esporte.
A Rússia, que busca ser uma potência global do esporte, está envolvida em escândalos sobre doping desde um relatório de 2015 que apontou o uso massivo de substâncias para melhorar o desempenho dos atletas.
O caso foi tão grave que a Wada suspendeu a agência russa de controle de doping, a Rusada, por não acreditar mais nos resultados dos testes feitos por ela.
Os atletas russos que não estão envolvidos nos casos de doping poderão competir de forma independente, sem representar a Rússia.