Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 28 de outubro de 2022
Vladimir Putin acusou em especial os Estados Unidos de buscarem a dominação mundial e utilizarem a Rússia como ferramenta
Foto: Kremlin/DivulgaçãoEm meio aos constantes ataques com drones da Rússia contra infraestruturas críticas da Ucrânia, como o sistema de energia, um funcionário russo de alto escalão levantou a possibilidade de Moscou destruir satélites comerciais do Ocidente que estão sendo utilizados na guerra.
Ao mesmo tempo, o presidente, Vladimir Putin, elevou nesta quinta-feira (27) o tom contra os países ocidentais em um raro discurso público. Ele acusou em especial os Estados Unidos (EUA) de buscarem a dominação mundial e utilizarem a Rússia como ferramenta. Segundo ele, Moscou está apenas defendendo seu direito de existir.
Konstantin Vorontsov, vicediretor do departamento de não proliferação e controle de armas do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse ao Primeiro Comitê da ONU que os EUA e seus aliados estariam utilizando o espaço para impor sua dominação. Segundo Vorontsov, satélites comerciais do Ocidente podem se tornar alvos legítimos da Rússia se estiverem envolvidos na guerra.
Retaliação
“A infraestrutura quase civil pode ser um alvo legítimo para um ataque de retaliação”, disse. “Estamos falando do envolvimento de componentes da infraestrutura espacial civil, até mesmo comercial, pelos EUA e seus aliados, em conflitos armados”.
Ele não citou nenhum satélite ou empresa específicos, mas recentemente o empresário Elon Musk ameaçou cortar seus satélites da Starlink, da Space X, que ajudam a Ucrânia, por dificuldade de financiamento. Musk chegou a enviar uma carta ao Pentágono pedindo ao governo que assumisse o serviço, que é essencial para os soldados ucranianos se comunicarem na guerra. O empresário voltou atrás após a repercussão negativa.
Campo de batalha
Além do uso para comunicação, serviços de inteligência, analistas independentes e a imprensa utilizam imagens fornecidas por satélites para analisar a situação no campo de batalha, prever futuros movimentos russos e verificar eventuais crimes de guerra em regiões ocupadas.
Durante seu discurso anual no Valdai Discussion Club, instituto de pesquisa ligado ao Kremlin, Putin acusou os EUA e demais aliados da Otan de escalarem o conflito com o objetivo de dominar os demais países. “A Rússia não está desafiando, mas simplesmente defendendo seu direito de existir. A Rússia não quer ser uma nova potência, simplesmente quer um mundo multipolar”, declarou Putin.
Altos Funcionário russo de alto escalão acusa EUA e seus aliados de utilizarem o espaço como arma