Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Rússia usa drones “kamikazes” para atacar os arredores de Kiev

Compartilhe esta notícia:

Segundo a ONU, quase 10 mil civis perderam suas vidas no conflito. (Foto: State Emergency Service of Ukraine)

A Rússia lançou nesta quinta-feira (13) três drones “kamikazes” contra os arredores de Kiev, afirmou o governo ucraniano. A aeronave não tripulada, de fabricação iraniana e que se destrói ao ser lançada contra seus alvos, tem sido utilizada pela Rússia nas últimas semanas como forma de resistir à contraofensiva da Ucrânia para recuperar seus territórios.

Segundo o governo ucraniano, o ataque desta quinta foi feito com drones do modelo Shahed-136. O governo do Irã, no entanto, nega ter fornecido o armamento a Moscou, que também não comentou a utilização desse tipo de armamento.

Os drones foram lançados sobre Makariv, que fica a cerca de 50 quilômetros a oeste da capital ucraniana. As autoridades da cidade afirmaram que as aeronaves atingiram “instalações críticas de infraestrutura” – um tipo de ataque que também tem sido uma das táticas atuais das tropas russas.

Também foram registrados ataques em cidades como Mykolaiv e Lviv.

O ataque com os drones faz parte de uma retaliação da Rússia anunciada pelo próprio presidente Vladimir Putin após explosões na ponte da Crimeia na semana passada. A ponte – um símbolo de poder para Putin – foi construída em 2018 pelo governo russo para ligar por terra o território do país à península da Crimeia, que faz parte da Ucrânia, mas foi anexada pela Rússia em 2014.

Putin acusou o governo ucraniano de estar por trás das explosões na ponte e anunciou uma forte resposta. Dois dias depois, na última segunda (10), a Rússia lançou mísseis sobre a capital Kiev na maior ofensiva desde o início da guerra da Ucrânia, em 24 de fevereiro, e 14 pessoas morreram.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Torre Eiffel apagada mais cedo: como a crise de energia afeta o turismo na Europa
China testa robô-cão metralhadora que pode ser transportado por drone
https://www.osul.com.br/russia-usa-drones-kamikazes-para-atacar-os-arredores-de-kiev/ Rússia usa drones “kamikazes” para atacar os arredores de Kiev 2022-10-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar