Terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2024
Quem adota um cachorro de vez em quando não conhece muito bem alguns dos cuidados importantes para garantir a saúde do pet. A alimentação, um pilar na vida dos cães, exige atenção, pois se não for feita corretamente pode gerar problemas de saúde como desnutrição ou excesso de peso.
Nesse sentido, é importante frisar que a alimentação não tem a ver apenas com os alimentos, mas também com os horários em que o cão a ingere, porque se for feito de forma rotineira, o animal vai se acostumar com esses horários. E quando não são seguidos, o cachorro pode sentir desconforto e começar a manifestá-lo de alguma forma.
Segundo a VCA Hospitals, uma empresa que cuida de diversos hospitais veterinários nos EUA e no Canadá, “os cães têm uma anatomia estomacal semelhante à dos humanos”, ou seja, quando ficam de oito a dez horas sem comer, o estômago começa a enviar sinais ao cérebro de que é hora de comer.
Portanto, embora não haja um horário específico para alimentar os cães, é necessário dar a eles pelo menos duas refeições por dia, com intervalos de 8 a 12 horas, o que permitirá que seu animal receba os nutrientes da alimentação e tenha uma boa digestão.
Da mesma forma, especialistas na área recomendam que não se deixe o prato cheio de comida para evitar que o cachorro ‘mastigue’ durante o dia, pois isso pode causar problemas de excesso de peso e atrapalhar o horário das refeições.
Cuidados
Quando o cão está acostumado a comer em determinados horários ou passam mais de 12 horas sem comer nada, o cão pode apresentar problemas de acidez, tornando-se hiperácido. Por outro lado, alimentá-los em excesso também pode causar problemas à saúde do seu cão, pois quando isso acontece, segundo o portal especializado “Rovin food”, podem surgir:
* Dilatação gástrica e vólvulo (GDV) – Isso é conhecido como inchaço e, quando grave, pode ser fatal se não for recebida atenção veterinária imediata.
* Torção do estômago – Esta é uma condição súbita e fatal que ocorre quando o estômago se torce devido ao acúmulo de alimentos, líquidos e ar.
* Vômito – Os cães vomitam se comem muito rápido e sem mastigar.
* Asfixia – Mesmo que a comida seja adequada ao seu tamanho, o cão pode engasgar ao comer tão rapidamente.
* Pneumonia por aspiração – A comida pode ir “para o outro lado”.
Quando houver algum problema de saúde em seu animal de estimação, lembre-se que o melhor é ir ao veterinário para saber especificamente o que pode estar acontecendo.