Ícone do site Jornal O Sul

Safra de verão/2019 avança no Rio Grande do Sul

Mais da metade dos grãos já foram colhidos. (Foto: Alessando Davesac, Emater/RS-Ascar de Passo Fundo)

O Rio Grande do Sul já colheu mais da metade dos grãos e insumos agrícolas da safra de verão/2019. O clima seco dos últimos dias favoreceu o trabalho dos agricultores, que, até então, colheram 68% da área com soja, restando ainda 25% maduros e 7% à colher. Ao todo, foram 920 mil hectares apanhados, de acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (11).

Os produtores de milho colheram 75% das áreas de plantio, 5% a mais do que na última semana, ainda com 16% das lavouras maduras e com 9% por colher. Espera-se que quando a colheita de soja chegar ao fim, a de milho será retomada. A região da Fronteira Noroeste e das Missões superou a expectativa inicial de produtividade, chegando a 8.072 quilos de milho por hectare.

Ainda restam 25% da área plantada de arroz para colher. A média de produtividade deste setor é de oito toneladas por hectare. Já desta primeira safra de feijão, restam apenas 2% da área a ser colhida no estado. Cerca de 2.500 quilos do grão foram colhidos por hectare.

 

Sair da versão mobile