Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de outubro de 2021
Excursões em ônibus, caravanas em carros, motos, cavalos e até a pé. Muitos são os jeitos de visitar Aparecida para participar dos eventos ligadas a Nossa Senhora neste 12 de outubro, o dia da padroeira do Brasil. Mas, graças à tecnologia, a romaria agora pode ser também virtual.
Esta é a proposta do site Turismo Virtual no Brasil, que fará um passeio on-line no feriado desta terça-feira, às 19h30. O tour digital acontecerá através de uma videoconferência via aplicativo Zoom, e será apresentado pela guia de turismo Rosana Garcia, que mora e trabalha em Aparecida.
“Nesse passeio, nós não vamos somente visitar o santuário de Nossa Senhora Aparecida, como também vamos conhecer a cidade. Vamos apresentar os melhores lugares para visitar, a gastronomia e, claro, a história da basílica, que é muito ligada à cidade de Aparecida. Vamos falar sobre casos, histórias, curiosidades dos fiéis, as romarias que acontecem”, explica a CEO da plataforma, Maria da Luz Cobo.
O ingresso do passeio virtual custa R$15 por pessoa e pode ser comprado através do site Turismo Virtual no Brasil. O pagamento pode ser feito via PIX ou transferência bancária. O tour dura uma hora e meia e usará recursos visuais, como fotos e vídeos, como apoio para as explicações da guia. Durante o percurso, a comunicação com a guia acontece via chat, mas no final há um momento para troca de impressões e dúvidas.
“É a primeira vez que estamos trazendo Aparecida na plataforma. Por ser um destino muito pedido pelo público, pensamos em proporcionar essa viagem de forma virtual e, quem sabe, até despertar a curiosidade e a vontade de conhecer de forma presencial no futuro”, diz.
A Turismo Virtual no Brasil é uma entre tantas iniciativas surgidas durante a pandemia, enquanto guias de turismo buscavam uma alternativa de atuação durante a paralização das viagens. A plataforma foi criada há pouco mais de um ano e meio e foca em tours on-line por destinos brasileiros. Há outros serviços semelhantes, mas com propostas diferentes, como o site Viajar de Casa, que conecta passageiros a guias espalhados por diversos países pelo mundo, ou o projeto Conexão Baré, que realiza visitas virtuais a aldeias indígenas na Amazônia também por meio de videoconferências.
Visita virtual ao santuário
Além do passeio guiado on-line, há mais caminhos para visitar Aparecida sem sair de casa. Um deles é o site a12.com/360, da administração do Santuário Nacional de Aparecida, que tem imagens em 360° de mais de 50 espaços, seja nos templos dedicados à santa, seja em outros atrativos da cidade.
É possível ver detalhes do santuário, como o nicho onde a imagem de Nossa Senhora é guardada dentro da Basílica, o altar central, as capelas, a Sala das Promessas, a Tribuna Bento XVI (visitada pelo então papa em 2007) e até o campanário.
Fora do santuário, dá para visitar locais marcantes, como a Basílica Histórica, o Memorial Redentorista, o Centro de Apoio ao Romeiro e o Porto Itaguaçu, o ponto do Rio Paraíba do Sul onde três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora em 1717.
O site tem outros ambientes para quem quer participar da vida religiosa do Santuário Nacional de maneira virtual. É possível, por exemplo, rezar o terço, acender uma vela, ter acesso à liturgia diária, colocar uma intenção para as missas e acessar a Bíblia de Aparecida on-line. E também acompanhar as celebrações do Altar Central e de outras duas capelas.