O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado nessa quarta-feira, em segunda instância, pela 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre. Todos os três desembargadores do TRF-4 votaram por manter a condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Veja a repercussão entre políticos e artistas sobre o julgamento.
José Guimarães (PT-CE), deputado e líder da minoria na Câmara
“Essa condenação, além de injusta, só fortalece a mobilização que será iniciada no País para defender a candidatura do Lula às eleições presidenciais. Não aceitamos eleição sem Lula. Nossa prioridade agora é ter as ruas mobilizadas.”
Júlio Delgado (PSB-MG), deputado e líder do partido na Câmara
“Agora, termina o capítulo da Justiça e entra no da política. O fato concreto é que há uma confirmação da condenação. E a Lei da Ficha Limpa determina que um julgado em colegiado, mesmo que pendente de recursos, fica impossibilitado de participar de eleições.”
Dilma Rousseff, ex-presidente da República
“Mesmo quando nos golpeiam, como hoje, vamos lutar ainda mais. A consciência da razão jurídica e a convicção da razão histórica são motivos fortes para que a luta continue. Vamos lutar em todas as instâncias do Judiciário pelo direito do ex-presidente Lula ser candidato.”
André Figueiredo (PDT-CE), deputado e líder do partido na Câmara
“Para nós, esse resultado não pode ser caracterizado como novidade, até porque a antecipação do processo para dar rapidez ao julgamento já prenunciava que o resultado seria esse. Nós, que respeitamos a figura do Lula, não podemos deixar de lamentar.”
Álvaro Dias (Podemos-PR), senador e líder do partido no Senado:
“É um julgamento emblemático que pode ter até impacto no processo eleitoral. Mas, muito mais importante, é um marco divisor. Um marco do novo rumo para a justiça brasileira.”
Ronaldo Caiado (DEM-GO), senador e líder do partido no Senado:
“O ex-presidente Lula fez por merecer. Depois de todos os crimes que ele praticou, a corrupção instalada na máquina pública… Roubou e assaltou todas as estatais do país, enganou 14 milhões de brasileiros que estão hoje desempregados.”
Artistas
Foi divulgado na manhã dessa quarta-feira, enquanto começava o julgamento de Lula, na página oficial do ex- presidente no Facebook , um vídeo em que artistas da Rede Globo e da Record questionam as acusações e as provas contra o petista. Entre os nomes estão Herson Capri, Bete Mendes, Bemvindo Sequeira e Monica Martell que, foram alguns dos famosos que resolveram se unir para divulgarem seu apoio a Lula.
Mas não foi apenas através do vídeo que Lula recebeu apoio de celebridades. O ator Fábio Assunção, também se posicionou a favor dele no Instagram, com uma foto mostrando uma manifestação em apoio ao ex-presidente. “Democracia. Não se pode calar o povo brasileiro. Porto Alegre, agora a pouco #pelademocracia”, escreveu na legenda.
Logo após a decisão, o vocalista da banda Ultraje a Rigor, Roger Moreira, desabafou: “Minha luta começou há muitos anos, quando comecei a ser agredido por militantes. Sinto-me recompensado agora com a 1ª condenação (outras virão). Zé de Abreu, Jornalismo Wando, Socialista Morena, Pedro Alex, Flávio Gomes, Titio Marco Antônio e palermas em geral, chupem essa rola”.