Ícone do site Jornal O Sul

Saiba como será a posse de Lula no dia 1º de janeiro, em Brasília

A previsão é de que Lula e Janja permaneçam no hotel até o dia 2 de fevereiro. (Foto: Reprodução/Twitter)

Uma estrutura preparada pela equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a festa da sua posse está sendo montada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Paralelo às atividades oficiais, o chamado “Festival do Futuro” contará com feira gastronômica, shows e espaço para crianças.

Até o momento, mais de 60 artistas confirmaram presença. O evento está previsto para começar às 10h do dia 1º de janeiro com o “Cortejo do Futuro”, em que será apresentado um panorama das culturas populares brasileiras, como o toré, bumba meu boi, afoxé, maracatus, fanfarras, violeiros, frevo e carnaval.

Às 10h30min, devem iniciar os shows. Os artistas se revezarão em dois palcos, que receberão os nomes de Elza Soares e Gal Costa, em homenagem às duas cantoras que morreram neste ano.

As apresentações serão interrompidas por volta das 13h para que o público possa acompanhar as cerimônias oficiais da posse, que começam na Catedral de Brasília com desfile de Lula no Rolls Royce presidencial até o Congresso Nacional, onde o petista e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) serão empossados.

Na sequência, ele seguirão para o Palácio do Planalto e depois para o Itamaraty, onde estarão chefes de Estado e de governo. O público que for à Esplanada poderá acompanhar tudo em telões montados no gramado.

Às 18h30min, as atividades nos palcos serão retomadas. Lula deve fazer uma saudação ao público entre um show e outro, mas ainda sem horário definido.

O Festival do Futuro está sendo organizado pelo PT e coordenado pela futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Uma vaquinha virtual foi lançada para arrecadar dinheiro para pagar a festa.

Exposição

Também no dia 1º, será lançada a exposição “Brasil do Futuro: As Formas da Democracia”, no Museu Nacional da República, em Brasília, com curadoria de Lilia Schwarcz, Paulo Vieira e Márcio Tavares.

Artistas confirmados na posse de Lula:

Sair da versão mobile