A internet é uma alternativa muito usada para planejar viagens. Entretanto há sempre o risco de golpes. O período de final de ano é marcado por diversas promoções e descontos em passagens e estadia. Ficar atento é necessário e alguns cuidados devem ser tomados na hora de fazer a compra.
Ao encontrar uma oferta muita atrativa, confira os dados comerciais da empresa. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer informações como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência, em sua página principal. Desconfie de sites que não seguem essa regra.
O diretor da Hurb Paulo Pimentel faz um alerta a respeito empresas enganosas e da necessidade da pesquisa antes de encaminhar uma compra.
“Entender se a empresa que ele está comprando existe é o primeiro ponto. Vejo casos de pessoas que estavam comprando viagem e a empresa não existia. O mundo digital tem isso, né? Então é importante saber quem é a empresa. Há quanto tempo ela existe, procurar pessoas que já viajaram com ela”, alerta.
É importante consultar os órgãos de proteção ao consumidor e sites como o Reclame Aqui. O Procon, por exemplo, mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.
As redes sociais também são ótimas ferramentas para descobrir se há reclamações e conhecer a opinião de outros consumidores. Além disso, ainda é possível ver se a empresa responde aos comentários deixados pelo público e se resolve os problemas relatados.
Pimentel lembra que a reputação não deve vir somente desses comentários, mas também daquelas empresas parceiras. “A reputação pra mim ela não vem só pelo comentário de quem viaja, mas principalmente por quem suporta essa estrutura de viagem, que são os hoteleiros, por exemplo. Não adianta muito eu ter um review positivo para caramba e os prestadores de serviço inteiro dizerem que eu não sou ninguém. Então eu acho que olhar o mercado, entender como é que tá o posicionamento dela dentro do mercado, como é que o mercado a enxerga. Essa empresa é muito importante? São coisas que devem ser vistas”, frisa o diretor.
Cheque as certificações digitais para evitar fraudes. As lojas virtuais que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Confira se a página inicial apresenta essa informação. Além disso, é importante checar os credenciamentos da empresa junto aos órgãos públicos da área de turismo.
“Quais são as certificações, credenciamentos que permitem essa empresa ser uma empresa séria? É uma empresa que tem tem o Cadastur, tem CNPJ. Assim você olha que é uma empresa estruturada. Tem o certificado do Ministério de Turismo, tem o Iata, que é o organismo mundial de missão de passagem aérea onde você tem autorização para investir no aéreo. Então tem uma série de coisas que credenciam você a ser uma empresa estabelecida no mercado de viagem, Isso é muito importante porque muitas vezes as pessoas compram e a empresa nem existe, o endereço que tá lá não existe”, reitera Pimentel.