Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de setembro de 2022
Os serviços municipais operam em regime de plantão nos órgãos que desempenham serviços essenciais no feriado e retomam expediente regular na quinta-feira (8).
Foto: Mário Fonseca / FASC / PMPANesta quarta-feira (7), feriado da proclamação da independência do Brasil, Porto Alegre mantém serviços essenciais em regime de plantão. Mediante acordo coletivo com trabalhadores, supermercados funcionam normalmente, ao passo que o comércio (incluindo shopping centers) pode apresentar variações de horários – alguns donos de “lojas de calçada” optam por fechar as portas. Já os bancos estarão fechados.
Haverá ainda mudanças no trânsito e nos horários do Trensurb. Os serviços de saúde e segurança, por outro lado, mantêm o funcionamento integral. Confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre no 7 de Setembro:
– Atendimento 156+POA: o cidadão pode solicitar informações ou abertura de protocolos durante 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados. O 156 tele tem o custo de uma ligação local. Já os demais serviços necessitam apenas de conexão com a internet. São quatro acessos on-line disponíveis: site 156 web, aplicativo 156+POA, Whatsapp do 156 (51 3433-0156) e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br.
– Limpeza urbana: o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.
– Trânsito e transporte: a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo irá operar com tabela de feriado nesta quarta-feira, 7. Haverá bloqueios em razão do desfile cívico. Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app do Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site da empresa. As equipes do atendimento ao cidadão 156 ou 118, e de fiscalização, permanecem com atendimento 24h.
– Água, esgoto e drenagem: Fone 156 (opção 2), com atendimento 24 horas para registros de vazamentos de água e extravasamentos de esgoto, bem como para pedidos de serviços operacionais. Dmae também atende pelo aplicativo 156+POA.
– Assistência social: prossegue “full-time” o serviço de atendimento a pessoas em situação de rua, pela opção 7 do serviço 156. São seis alberques em diferentes bairros.
– Segurança: o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera em sistema 24 horas sem pausa no feriado, com videomonitoramento da mobilidade urbana e segurança pública, além de situações de risco e emergência. A Guarda Municipal também prossegue com equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações. Telefones: 153 e 156.
– Conselho Tutelar: atendimento das 8h às 18h, em regime de plantão centralizado e noturno das 18h às 8h, na rua Fernando Machado nº 657 (Centro Histórico). Emergências: telefone (51) 3289-2020.
– Iluminação pública: plantão técnico da empresa IPSul, responsável pela parceria público-privada de iluminação pública, atende solicitações de urgências pelo telefone pelo 0800-000-1740.
Saúde
Vinculados à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). permanecem abertos sem sistema 24 horas. Da mesma forma, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.
Também não há interrupção no atendimento da Equipe de Regulação Hospitalar e do plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando.
Já os postos de saúde e farmácias distritais não funcionam no feriado, retomando expediente na quinta-feira. Isso vale para a vacinação contra gripe e covid. As cinco unidades de pronto-atendimento, por sua vez, continuam abertas de forma permanente – os endereços podem ser conferidos no site prefeitura.poa.br.
(Marcello Campos)