Ícone do site Jornal O Sul

Saiba o que abre em Porto Alegre neste sábado, feriado de Ano Novo

Brasileiros abandonaram mais de 285 mil itens entre julho e setembro deste ano, segundo levantamento. (Foto: EBC)

Neste sábado (1º), feriado de Ano Novo, o funcionamento dos serviços varia conforme os órgãos. Estabelecimentos como supermercados e shoppings estarão fechados.

– Transporte público: o transporte coletivo opera com tabela de dia útil nesta sexta-feira, mas com redução de 20% na oferta de viagens e garantia de manutenção dos primeiros e últimos horários. Sábado e domingo, o sistema é de feriado e fim de semana. Passageiros podem consultar horários e itinerários em tempo real na função GPS do aplicativo do Cartão TRI, disponível para smartphone.

– Saúde: os pronto-atendimentos e hospitais municipais (HPS e Infantil Presidente Vargas) permanecerão abertos em tempo integral. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

– Vacinação contra Covid e gripe: não acontecerá. Será retomada na segunda-feira. Lista de postos e outros endereços em prefeitura.poa.br.

– Atendimento 156+POA: mantido atendimento 24 horas para solicitações de serviços como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncias de vandalismo.

– Mercado Público (Centro Histórico): fechado neste sábado.

– Limpeza Urbana: o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público.

– Defesa Civil: mantém plantão de 24 horas pelo telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Segurança pública

– Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic): também permanece com atividades inalteradas, operando 24 horas por dia. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana, além de situações de risco e emergência.

– Guarda Municipal: equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações e festas clandestinas. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da Guarda Municipal atende pelos telefones 153 e 156.

Sair da versão mobile