Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de fevereiro de 2023
A Warner está preparando uma nova leva de filmes baseados no universo de “O Senhor dos Anéis”. Segundo a Variety, o CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, anunciou que houve um acordo para que o estúdio começasse a tocar “vários” filmes baseados nos livros de JRR Tolkien. Os projetos serão desenvolvidos através do selo WB New Line Cinema.
O estúdio não deu detalhes sobre quais as histórias que serão contadas. O acordo envolve os direitos da trilogia “O Senhor dos Anéis”, formada por “A sociedade do anel”, “As duas torres” e “O retorno do rei”, e “O Hobbit”, justamente os livros que já foram adaptados para o cinema. Após o anúncio muitos fãs começaram a especular que filmes poderia nascer do novo acordo.
O universo “O Senhor dos Anéis” possui muitas histórias fora da linha do tempo da trilogia já lançada, então a Warner poderia investir em prelúdios do universo, nos moldes que o Prime Video fez com “Os anéis do poder”, ou mesmo produzir spin-offs sobre personagens presentes na saga.
Como a ideia é fazer inúmeros filmes, não é difícil imaginar que a companhia invista em projetos solos sobre personagens importantes como Gandalf, Aragorn, Legolas e muitos outros. Seria algo parecido com o que a Disney tem feito com o universo expandido de “Star Wars”, com séries como “The Mandalorian” e “Bobba Feet”, com a diferença que teria que ser obrigatoriamente para o cinema.
O Prime Video segue com os direitos de adaptação da obra para TV/streaming e tem planos ambiciosos para a franquia. A Warner, assim, não poderia pensar em conteúdos exclusivos para a HBO Max, por exemplo.
Outro caminho possível, mas que talvez ainda demore um pouco, é refilmar a trilogia original e “O Hobbit”. Desde que assumiu a Warner, David Zaslav tem deixado muito claro que pretende investir em franquias, dando a entender inclusive que poderia refilmar “Harry Potter”.
Um reboot, no entanto, não deve ser a primeira opção. No anúncio do novo acordo, os envolvidos fizeram questão de falar que honrariam os filmes já realizados e que existem muitas histórias inexploradas no mundo criado por JRR Tolkien.
Ainda não há informações sobre a equipe que está envolvida no novo projeto, como diretores e roteiristas. Em declaração à revista americana, no entanto, o cineasta Peter Jackson e os roteiristas Fran Walsh e Philippa Boyens — que ficaram à frente das franquias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” —, disse que o estúdio os têm colocado a par de cada passo do processo.
A primeira trilogia “O Senhor dos Anéis”, dirigida por Jackson, arrecadou quase US$ 3 bilhões em todo o mundo. A trilogia seguinte, baseada em “O Hobbit”, de Tolkien, por sua vez, faturou mais de US$ 1 bilhão.