Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 4 de janeiro de 2022
O aplicativo ganhou o Remix, recurso que lembra a opção de dueto do TikTok
Foto: FreepikO Instagram deu fim em 2021 à famosa função “arrasta para cima”, que permitia direcionar para outros sites os seguidores que viam seus Stories. Ela era restrita a alguns usuários e foi substituída pelo botão de link, que está disponível para todos.
O aplicativo também ganhou o Remix, recurso que lembra a opção de dueto do TikTok, e concretizou a integração com o Messenger, que permite a troca de mensagens entre usuários dos dois serviços. Relembre as principais mudanças que ocorreram na rede social no ano passado:
Fim do “arrasta pra cima”
O Instagram anunciou em agosto que acabaria com a opção “arrasta para cima”, que até então era usada para acessar links nos Stories. A opção era oferecida apenas para contas que cumprissem alguns requisitos, como ter mais de 10 mil seguidores ou ter o perfil verificado pela rede social.
O fim do recurso não acabou com a possibilidade de levar usuários dos Stories para outro site. Ele deu lugar à figurinha de link, que foi liberada em outubro para todos os usuários, sem requisitos.
Retorno do número de curtidas
Há dois anos, o Instagram decidiu ocultar o número de curtidas em fotos e vídeos. Na ocasião, a rede social disse que o objetivo era fazer os usuários se concentrarem “mais nas fotos e vídeos que são compartilhados do que na quantidade de curtidas que recebem”.
Em 2021, foi a vez da plataforma fazer o caminho inverso: os usuários voltaram a ter a opção de exibir o número de curtidas, mas também podem manter essa informação escondida.
Integração com o Messenger
O que já era planejado pelo Facebook desde 2019 se tornou realidade em 2021: as mensagens do Instagram e do Messenger foram integradas. A mudança permitiu que os usuários de um serviço conversem com contatos que estão na outra plataforma.
A integração – que não representa uma fusão dos serviços – já estava em testes em alguns países em 2020, mas foi liberada para usuários no Brasil apenas em abril de 2021.
Remix
O Instagram lançou a função Remix, que lembra o recurso de duetos do TikTok. Com ela, os usuários podem criar um vídeo do Reels em que aparecem ao lado de outro já existente na plataforma.
Publicar pelo computador
A rede social liberou a publicação de fotos e vídeos pelo computador, e não apenas no aplicativo para celular. Até então, quem acessava a rede social no navegador só tinha recursos como curtir posts, publicar comentários, assistir a Stories e enviar mensagens.
Posts com dois autores
A plataforma também lançou um recurso em que os usuários podem compartilhar a autoria de fotos e vídeos com outra pessoa. Batizado de Collabs, ele faz a publicação aparecer nos dois perfis e mostrar o mesmo número de curtidas, visualizações e comentários.
Músicas em fotos do feed
As fotos publicadas no feed podem ser acompanhadas de música, graças a uma nova função da rede social. Até então, só era possível incluir sons em publicações de Stories e Reels.
Reels de 60 segundos
O limite de tempo para os vídeos no Reels subiu para 60 segundos – inicialmente, a duração máxima era de 15 segundos e depois aumentou para 30 segundos. A mudança abre mais possibilidades para quem grava os vídeos no Instagram, mas ainda está abaixo do limite de 3 minutos do TikTok.
Instagram Lite
Dois anos após começar a ser testada no México, a versão mais leve do aplicativo do Instagram foi liberada no Brasil. A rede social lançou uma alternativa que ocupa 2 MB na memória do celular – 93% mais leve do que o app tradicional, que pesa cerca de 30 MB ao ser baixado.