Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2024
Estudos apontam que uma dieta rica em aveia e grãos, pode levar uma redução significativa, tanto na pressão arterial sistólica, quanto diastólica.
Foto: DivulgaçãoNo dia 26 de abril é celebrado Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. E objetiva chamar atenção pública nacional, pela crescente evolução da doença e seus efeitos devastadores. Além disso, promover a conscientização da sociedade à inclusão de hábitos e atitudes, mais saudáveis em sua rotina de vida.
No mercado os produtos que promovem o bem-estar e contribuam efetivamente na promoção da saudabilidade, ganham cada vez mais espaço na mesa e preferência do público.
Retrato da hipertensão
Silenciosa, perigosa e sem cura, a pressão alta, popularmente conhecida, atinge 27,9% da população adulta brasileira. Em números absolutos, representam mais de 30 milhões de pessoas levando em muitos casos a morte. Os dados são evidenciados pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
No mundo os dados são ainda mais preocupantes. O relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) publicado em 2023, sobre a hipertensão arterial, aponta que um em cada três adultos é afetado pela doença no mundo. De acordo com o documento, quatro em cada cinco pessoas com hipertensão arterial não recebem tratamento adequado e, se os países conseguirem expandir estratégias que possibilitem o controle adequado da pressão, 76 milhões de mortes poderão ser evitadas até 2050.
A hipertensão costuma ser mais fatal quando atinge órgãos essenciais para o funcionamento do corpo humano e cérebro. Outro aspecto importante é que a pressão alta é tida como principal fator de risco para doenças cardiovasculares, doenças renais crônicas e morte prematura. Além disso, estando diretamente associada a casos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Aveia e a pressão arterial
Especialistas recomendam incorporar a aveia na dieta para a reduzir a pressão arterial. A aveia contém um tipo de fibra solúvel, rica em magnésio chamada de beta-glucana que age na redução dos níveis de do colesterol LDL (colesterol ruim) enquanto, aumenta o colesterol HDL (colesterol bom). Além disso, sua ingestão diária contribui, igualmente, na perda de peso, na melhora da digestão e reforça a imunidade entre outros benefícios.
A aveia, como outros grãos integrais, contém fibra solúvel e age positivamente no controle da pressão arterial. Quando consumida, ela forma uma substância gelatinosa no intestino, o que ajuda a reduzir a absorção de colesterol, baixando a pressão arterial.
Estudos apontam que uma dieta rica em aveia e grãos, pode levar uma redução significativa, tanto na pressão arterial sistólica, quanto diastólica.