As temperaturas mais baixas lhe dão uma vontade irresistível de beliscar entre as refeições? No inverno, as pessoas podem consumir até 200 calorias extras por dia, por causa do frio e da menor disponibilidade de luz natural, segundo um estudo da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.
Apesar de o apetite ficar mais intenso, é possível driblar os apelos do estômago com alimentos saudáveis, que ajudam a aplacar a fome e promover saciedade.
“A vontade de beliscar, na maioria das vezes, vem com a irregularidade de horário nas refeições. Quando beliscamos, temos a sensação de que comemos pouco, o que deixa a consciência bem tranquila. Mas pessoas que tem esse hábito o fazem várias vezes. Pouco a pouco, no fim do dia, a quantidade ingerida é enorme, e o ganho de peso começa”, explica a nutricionista funcional Gabriela Maia.
Saciedade.
Segundo a nutricionista Gisela Peres, entre os alimentos que promovem saciedade, estão grãos (como o feijão), sementes (de girassol e abóbora, por exemplo), cereais integrais, folhas e talos de vegetais, cogumelos e raízes.
“Eles são ricos em fibras, que os fazem permanecer mais tempo no estômago. Além disso, os açúcares contidos neles são carboidratos complexos, que demoram mais tempo para serem absorvidos. Dessa forma, regulam o nível glicêmico [quantidade de glicose no sangue] e retardam a fome”, diz.
De acordo com Gabriela, a melhor forma de evitar a vontade de beliscar é estabelecer horários para as refeições e comer de três em três horas. Como os lanches acabam sendo os momentos do dia mais propícios para comer besteiras, o ideal é ter sempre por perto porções de frutas ou oleaginosas, por exemplo. (AD)