Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 3 de janeiro de 2019
Antes de começar sua viagem de carro, o turista precisa conhecer a situação das estradas, descobrir o tipo ideal de veículo para o seu roteiro e pesquisar as exigências dos países pelos quais for passar. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Veja abaixo os itens que os viajantes de uma road trip devem cumprir em alguns países.
Mercosul
Quem pretende dirigir por Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela deve portar a Carta Verde, que é uma apólice para cobertura de danos materiais e pessoais a terceiros. Comprado em companhias de seguros, o documento tem custo que varia de acordo com o modelo do carro e o tempo de permanência no país.
Itens extras
A legislação argentina exige que os carros estrangeiros sejam equipados com dois triângulos, cambão (suporte de aço para reboque), kit de primeiros socorros e extintor de incêndio.
Mão inglesa
O volante do lado direito não é o único problema para quem pretende dirigir na Austrália ou no Reino Unido. O motorista precisa se acostumar com a circulação pelo lado esquerdo nas vias, característica da mão inglesa.
Permissão
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é aceita por até 180 dias nos mais de cem países signatários da Convenção de Viena.
Licença internacional
A PID (Permissão Internacional para Dirigir) não é obrigatória, apesar de ser recomendada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Emitida pelo Detran, essa licença tem a mesma validade da CNH e pode ser solicitada via internet. Em São Paulo, custa R$ 282,70.
Japão
A legislação do Japão – que também é um país de mão inglesa – não permite que turistas dirijam em suas estradas. Somente pessoas com habilitação emitida lá podem conduzir veículos.
Estradas clássicas
As estradas clássicas para road trips têm em comum a boa infraestrutura ao longo dos percursos. Há desde trechos curtos com muitas paradas pela Toscana, na Itália, até a longa Rota 66, nos Estados Unidos.
Veja abaixo as estradas preferidas por viajantes do mundo:
Rota 66
Vai de Chicago (Illinois) até Santa Monica (Califórnia), um percurso de quase 4.000 quilômetros por nove estados americanos. É uma viagem que exige ao menos duas semanas.
Toscana
Vale percorrer a região italiana pelos caminhos que cortam vinícolas e vilarejos. Umas das mais famosas é a estrada estadual SS-222, entre Siena e Florença. São trechos curtos, com muitas paradas.
Munique a Berlim
Rota de 580 quilômetros indicada para quem gosta de acelerar. As autobahns (rodovias alemãs) têm trechos sem limite de velocidade, sinalizados por placas redondas com fundo branco cortadas por listras pretas na diagonal. As regras de trânsito são rígidas, com policiamento sempre presente.
San Francisco a Los Angeles
Após a conclusão, em julho, das obras na região de Big Sur, os cerca de 1.000 quilômetros da Highway 1 estão plenamente liberados. É uma das estradas costeiras mais bonitas do planeta, com muitas cidades e lugarejos que valem a visita.
Great Ocean Road
A estrada australiana tem cerca de 400 quilômetros e liga as cidades de Torquay e Nelson. Entre os pontos turísticos, há as formações rochosas de calcário 12 Apóstolos, vinícolas e, claro, muitas praias.
Voltar Todas de Viagem e Turismo