Inaugurado em maio de 2015, o portal do jornal O Sul (osul.com.br) divulga notícias em tempo real, 24 horas por dia, mantendo os seus leitores sempre bem informados com credibilidade e imparcialidade.
Entre as matérias publicadas ao longo destes mais de seis anos, algumas se destacaram pelo número de acessos e interação com os leitores. Uma delas, divulgada em julho de 2015, “viralizou” na época por se tratar de um fato inusitado: “Justiça do Trabalho de Porto Alegre condena empregada doméstica a indenizar patroa por danos morais”.
Logo após a publicação da reportagem e a divulgação nas redes sociais de O Sul, o número de acessos ao conteúdo “explodiu”. Em algumas horas, já havia centenas de comentários sobre o texto e compartilhamentos. O pico de acessos acabou derrubando o nosso servidor (sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores), e o portal ficou fora do ar temporariamente.
A equipe de informática da Rede Pampa foi mobilizada para resolver o problema. A postagem chegou até a ter que ser excluída por algumas horas para a normalização do sistema. “Derrubamos o servidor. A partir de agora, a nossa meta vai ser derrubar o servidor!”, brincou para a equipe de reportagem o editor Marcelo Warth, que escreve este texto.
Mas, apesar do crescente número de acessos ao portal, que logo após a sua inauguração já contabilizava mais de 4,5 milhões de visualizações mensais, repetir essa “proeza” tornou-se praticamente impossível, pois um servidor mais potente foi instalado, garantindo maior estabilidade ao sistema.
Prisão de Lula
Matérias de política, principalmente sobre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Lula, costumam figurar entre as mais lidas no portal do jornal O Sul.
Outro pico de acessos ao site foi registrado no dia da prisão do petista, em 7 de abril de 2018. Acompanhamos em tempo real o discurso de Lula a apoiadores em São Bernardo do Campo (SP) antes de ele se entregar à Polícia Federal e ser conduzido a Curitiba (PR).
Milhões de acessos também foram registrados quando o ex-presidente deixou a prisão, após 580 dias, e na ocasião em que o STF (Supremo Tribunal Federal) anulou as condenações contra o petista na Lava-Jato e ele recuperou os direitos políticos, em março deste ano.
Sérgio Moro
Outro fato que causou um alvoroço entre os nossos leitores foi o pedido de demissão de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 24 de abril de 2020. Mais uma vez, O Sul realizou uma cobertura completa dos fatos em tempo real e foi um dos primeiros veículos do País a divulgar a notícia.
Polícia
Matérias policiais também estão entre as mais acessadas e comentadas em osul.com.br. Esse conteúdo pode ser encontrado nas editorias de “Polícia”, “Rio Grande do Sul” e “Porto Alegre”.
Interação com os leitores
O Sul vem intensificando a interação com os leitores em seus perfis nas redes sociais, onde são compartilhadas as principais notícias. Diariamente, também são divulgados “cards”, nos quais as pessoas podem opinar sobre os assuntos do momento.
Além disso, é possível comentar, diretamente no portal, todas as matérias publicadas pela equipe de reportagem. (Editor Marcelo Warth, desde 2003 em O Sul)