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Saiba quais são os maiores fracassos de bilheteria de Steven Spielberg

Dentre os maiores insucessos do cineasta estão O Terminal e Amor, Sublime Amor. (Foto: Reprodução)

É pouco dizer que Steven Spielberg deixou sua marca na história das bilheterias. Entre Tubarão, que foi o primeiro filme da história do cinema a ultrapassar a marca simbólica de 100 milhões de dólares em receita nos Estados Unidos, passando pela saga de Indiana Jones, E.T. ou seu Jurassic Park, para citar apenas alguns exemplos, ele transformou para sempre a face da bilheteria mundial, enquanto se estabeleceu lá no topo por muitos anos.

Mas mesmo um mestre como Spielberg experimentou as profundezas da bilheteria, e mais de uma vez. Um triste exemplo é sua versão de Amor, Sublime Amor.

Os filmes abaixo representam dez fracassos cinematográficos de Spielberg. Todos os filmes citados não ultrapassam o patamar simbólico de US$ 100 milhões em solo americano; e alguns estão muito, muito longe disso.

O Terminal 

O O Terminal ficou muito atrás da colaboração anterior do diretor com Tom Hanks, em Prenda-me Se For Capaz, lançado um ano antes, que atraiu 3,5 milhões de espectadores. Lançado nos Estados Unidos em 18 de junho de 2004, O Terminal viu o número cair em mais de 30% na semana seguinte e 40% na posterior.

Ponte dos Espiões

A nova colaboração entre Tom Hanks e Steven Spielberg não brilhou nas bilheterias, infelizmente, além da boa qualidade do filme.

O Bom Gigante Amigo

O Bom Gigante Amigo foi um desastre de bilheteria para o cineasta; ainda maior em vista do orçamento de produção do filme, excluindo o de marketing, é claro. Com apenas US$ 7 milhões em seu fim de semana de estreia nos Estados Unidos, o filme foi amplamente derrotado por 12 Horas Para Sobreviver – O Ano da Eleição, que arrecadou US$ 14,5 milhões, e até mesmo por Procurando Dory, lançado 15 dias antes.

Munique

Lançado em poucos cinemas nos Estados Unidos, Munique, em seu primeiro fim de semana de operação, arrecadou escassos US$ 4,15 milhões. O tema do filme, exigente para o público americano, aliado a uma data de estreia dois dias antes do Natal, certamente não ajudou a carreira do longa.

Amistad

Amistad vem a ser outro fracasso de Spielberg. Mais uma vez, a falha deve-se a baixíssimas salas em exibição nos Estados Unidos, aliada a um tema que, embora interessante, foi sem dúvida inadequado para o público americano. O filme arrecadou apenas US$ 4,5 milhões em seu primeiro fim de semana de lançamento.

Além da Eternidade

Considerado um dos filmes menos apreciados do cineasta, Além da Eternidade foi duramente punido nas bilheterias. Apenas $ 3,7 milhões para o seu lançamento nos Estados Unidos.

1941: Uma Guerra Muito Louca

Um amargo fracasso financeiro, 1941: Uma Guerra Muito Louca quase custou a carreira de Steven Spielberg. “Com certeza me enganei sobre a própria natureza da história”, explicou o cineasta em entrevista ao L’Express em 2007. “Com o passar dos anos, acabei gostando de 1941, mas é uma lembrança ruim das filmagens. Eu não sabia para onde estava indo, mas persisti. Queria fazer uma comédia, um filme de guerra e um musical.” O longa arrecadou apenas US$ 2,7 milhões quando foi lançado nos Estados Unidos.

Amor, Sublime Amor

Embora precedido por diversas críticas positivas, a releitura da comédia dramática musical da Broadway é um vexame terrível para Spielberg. “Os musicais têm a parte difícil neste período de pandemia [época do lançamento], porque o seu público-alvo é constituído por adultos de uma certa idade, em especial mulheres. No entanto, os cinéfilos com mais de 35 anos são os que mais relutam em regressar ao cinema”, explicou The Hollywood Reporter, que tentou analisar as razões do fracasso do filme na época. Obviamente, este não é o único motivo.

Império do Sol

Império do Sol é um grande filme, com um extraordinário Christian Bale. Mas uma cruel injustiça: é o filme que registra a menor receita em solo americano, se desconsiderarmos o primeiro filme do cineasta, Louca Escapada. O filme arrecadou apenas US$ 1,3 milhão em seu primeiro fim de semana de lançamento; terminando sua carreira nos Estados Unidos com 22,2 milhões de dólares.

Louca Escapada

Louca Escapada é o primeiro longa-metragem de Steven Spielberg feito para o cinema. Teve um sucesso muito misto: a Universal cortou várias cenas, julgando o assunto muito difícil e mesmo que tenha sido indicado a melhor roteiro original no Writers Guild of America Awards em 1975, o filme foi um fracasso de bilheteria. Somente um ano depois, quando Tubarão foi lançado, Spielberg teve sucesso de público.

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