Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de abril de 2023
Os Estados Unidos é um país de frequente destino dos viajantes. Sendo assim, tal país é conhecido pelo estrito controle imigratório que realiza em todo território nacional, sobretudo em suas fronteiras.
De acordo com a finalidade da viagem, pode ser necessário a emissão de um ou outro tipo de visto. Portanto, é necessário observar com bastante atenção se o visto que será solicitado está de acordo com o objetivo de sua viagem.
Os principais tipos de vistos para os Estados Unidos estão divididos em duas categorias distintas:
Visto americano
O tipo de visto que esteja enquadrado nesta categoria destina-se de forma geral ao imigrante que tenha como objetivo uma estadia de curta duração nos Estados Unidos. Portanto, o viajante que tenha como meta uma estadia de longa duração, não deverá utilizar-se, em via de regra, de um visto de não imigrante:
Os principais tipos são:
É importante destacar que existem outras possibilidades de vistos de não imigrante para os Estados Unidos dentro de cada tipo de visto indicado.
Nesse sentido, o viajante deverá se certificar de que o visto solicitado é adequado ao objetivo da sua viagem. Do contrário, poderá ter seu ingresso no país negado.
Visto de imigrante
São adequados para os imigrantes que tenham como objetivo uma longa estadia no país, ou seja, para aquele que deseja imigrar.
Para obtenção desse tipo de autorização será necessário, primeiramente, a aprovação de uma petição pelo Serviço de Cidadania e imigração dos EUA (USCIS). Essa petição poderá ser protocolada por um patrocinador que esteja nos EUA, podendo ser empregador ou familiar direto que esteja em situação regular ou um cidadão americano.
Aprovada a petição, o imigrante deve iniciar o processo de visto aplicável ao seu caso na repartição consular.
Os principais tipos de vistos de imigrante para os EUA são: