Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 14 de maio de 2021
O creme para melasma é importante na rotina de skincare para ajudar a tratar as manchas que aparecem na pele. Se você quer saber mais, a dermatologista e tricologista Joana D’arc Diniz, Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira do Cabelo (RJ) esclareceu, a seguir, os principais pontos!
Como prevenir o melasma com os cuidados certos
Joana explicou que o melasma são manchas crônicas, cuja coloração é mais escura e amarronzada. As causas desse problema, muitas vezes, estão relacionadas à predisposição genética ou a alterações e disfunções hormonais. “O melasma é um dos grandes desafios da dermatologia. Embora não tenha cura definitiva, ele pode ser atenuado e controlado com tratamentos, além de ser muito importante ter alguns cuidados preventivos, dentre os quais, destaca-se evitar a exposição ao sol e fazer uso contínuo do protetor solar”, complementou.
Por isso, apostar em um bom protetor solar é imprescindível na prevenção do melasma e, para saber o melhor tratamento, o ideal é consultar um dermatologista, pois, essa escolha depende de vários aspectos, como grau e profundidade das manchas, tipo de pele e uma avaliação sobre cada ativo.
“Além disso, é importante salientar que a exposição ao sol e lâmpadas (inclusive celular, notebook), estresse foto-oxidativo, não usar bloqueador solar, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais favorecem bastante o aparecimento da pigmentação ou intensificam e agravam muito as já existentes”, finalizou Joana.
Veja as melhores opções de creme para melasma:
1-Creme facial antirrugas Anasol
Um creme anti-idade noturno, com ácido glicólico e extrato de chá-verde. As suas propriedades ajudam a estimular a síntese de colágeno e a promover a renovação celular. Ele tem a textura mais oleosa, podendo complementar o seu tratamento para melasma no quesito hidratação power noturna.
2-Photoderm Cover Touch FPS50+, da Bioderma
Um protetor solar com alta cobertura, perfeito para cobrir e proteger o melasma contra as agressões externas. Apesar de parecer com uma base, ele conta com uma tecnologia que deixa a pele respirar, minimizando o surgimento de cravos e espinhas.
3-Gel creme clareador Profuse Clair
Um gel creme com ação antioxidante, que é um clareador multifuncional. Contém proteção UV, uniformiza o tom da pele e ajuda a tratar manchas escuras, como o melasma.
4-Creamy ácido tranexâmico
Esse produto contém ácido tranexâmico, o glicólico, a niacinamida e o alfa-arbutin. Ele ajuda no tratamento da hiperpigmentação, promovendo o clareamento e deixando a tonalidade da pele mais uniforme.
5-The Ordinary Ascorbic Acid 8% + Alpha Arbutin 2%
Um sérum indicado para clarear e minimizar os tons irregulares da pele. Por conta da vitamina C, tem ação antioxidante e torna-se uma boa opção contra as manchas do melasma e os sinais de envelhecimento cutâneo.
6-Eucerin Anti-Pigment dia FPS 30 creme
Esse creme facial diário, que faz parte da linha Anti-Pigment, foi desenvolvido para atuar contra as manchas. Ele possui o Thiamidol, um ingrediente patenteado de Eucerin, capaz de reduzir a hiperpigmentação já existente e previne o aparecimento e o reaparecimento de novas manchas.
7-Gel creme Dermage clareador Clarité Cysteamin
O produto contém Cisteamina 5%, um componente que age diretamente na mancha. Ele é um ótimo creme para melasma e também pode ser usado nas axilas e virilhas. A sua fórmula é livre de parabenos, álcool, corantes e óleos.