Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 12 de outubro de 2024
O Prêmio Nobel, um dos mais prestigiados do mundo científico, garante uma vultosa quantia em dinheiro para o vencedor das suas categorias. Em 2024, o valor recebido é de 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 5,83 milhões.
Além do prêmio em dinheiro, os vencedores também recebem uma medalha de 18 quilates e um diploma especial do rei sueco, em uma cerimônia que ocorre em dezembro, seguido de um luxuoso banquete na prefeitura de Estocolmo, capital da Suécia. Essa divisão da cerimônia entre Oslo e Estocolmo foi estabelecida por Alfred Nobel em seu testamento.
Medalhas feitas antes de 1980 foram feitas em ouro de 23 quilates e depois em ouro verde (também conhecido como electrum, é uma liga de ouro e prata, com vestígios de cobre) de 18 quilates com revestimento de ouro 24 quilates.
Até esse sábado (12), foram anunciados os seguintes vencedores em 2024:
* Nobel de Literatura para a sul-coreana Han Kang;
* Nobel de Química para o bioquímico David Baker e os especialistas em IA Demis Hassabis e John M. Jumper;
* Nobel de Física, que foi para os cientistas John Hopfield e Geoffrey Hinton;
* Nobel de Medicina, entregue aos americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun;
* e Nobel da Paz, dado à organização japonesa Nihon Hidankyo.
Entre 1901 e 2024, o prêmio Nobel foi concedido 626 vezes a 1009 pessoas e organizações. Com alguns recebendo mais de uma vez, isso faz um total de 973 indivíduos e 28 organizações. Albert Einstein, nome bastante conhecido dos brasileiros e laureado com o Nobel de Física em 1921, deixou o dinheiro do prêmio para a primeira esposa e para os filhos.
Histórico
O Prêmio Nobel é um conjunto de seis prêmios internacionais anuais concedidos em várias categorias por instituições suecas e norueguesas, para reconhecer pessoas ou instituições que realizaram pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para a humanidade no ano imediatamente anterior ou no curso de suas atividades.
O último desejo do cientista sueco Alfred Nobel estabeleceu os prêmios em 1895. Os prêmios em Química, Literatura, Paz, Física e Fisiologia ou Medicina foram concedidos pela primeira vez em 1901.
Em 1968, o Sveriges Riksbank (Banco Central da Suécia) estabeleceu o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, que, embora não seja um Prêmio Nobel, tem sido comumente conhecido como o Prêmio Nobel de Economia.
O Prêmio Nobel é amplamente considerado como o mais prestigiado prêmio disponível nas áreas de literatura, medicina, física, química, economia e ativismo pela paz.
A Academia Real das Ciências da Suécia concede o Prêmio Nobel de Física, o Prêmio Nobel de Química e o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel; a Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska concede o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina; a Academia Sueca concede o Prêmio Nobel de Literatura; e o Prêmio Nobel da Paz não é concedido por uma organização sueca, mas pelo Comitê Norueguês do Nobel.
As cerimônias de premiação acontecem anualmente em Estocolmo, na Suécia (com exceção do prêmio da paz, que acontece em Oslo, na Noruega). Cada recebedor ou laureado recebe uma medalha de ouro, um diploma e uma quantia em dinheiro que é decidida pela Fundação Nobel (o prêmio equivalia a 1,1 milhão de dólares em 2017).
O prêmio não é concedido postumamente; no entanto, se uma pessoa receber um prêmio e morrer antes de recebê-lo, o prêmio ainda poderá ser apresentado. Embora o número médio de laureados por prêmio tenha aumentado substancialmente durante o século 20, um prêmio não pode ser dividido entre mais de três pessoas, embora o Prêmio Nobel da Paz possa ser concedido a organizações de mais de três pessoas.