Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 1 de fevereiro de 2024
A página inicial do Google fez nessa quinta-feira (1) uma homenagem ao escritor norte-americano James Baldwin. O autor ganhou uma ilustração no Doodle. Neste ano será comemorado o centenário de Baldwin, que nasceu no dia 2 de agosto de 1924, na cidade de Nova York (EUA). Durante a sua adolescência, começou a tomar consciência da sua homossexualidade e da segregação dos negros no país.
Ícone antirracista
Um dos maiores escritores do século 20, o americano se tornou um ícone antirracista. Ele cresceu no bairro do Harlem, um bairro com grande presença afro-americana, e depois se mudou para Paris. Ele morreu em 1987, aos 63 anos, na cidade de Saint-Paul-de-Vence, sul da França.
Sua estreia literária, o semi-autobiográfico “Se o disseres na montanha”, levou 12 anos para ser finalizado. O romance é hoje considerado um dos melhores já escritos na língua inglesa.
Produção prolífica
Aos 24 anos, Baldwin se mudou para Paris, onde passou a ter uma produção prolífica. Segundo o Google Discovery, “as suas representações da masculinidade negra na América eram poéticas e inovadoras, e transcendiam as fronteiras das comunidades negras”. Seu segundo romance, “O quarto de Giovanni”, é uma das primeiras obras a retratar a homossexualidade de forma profunda na cultura mainstream.
Direitos civis
Baldwin voltou para os Estados Unidos em 1957. Engajado na luta pelos direitos civis, aproxima-se de Martin Luther King e Malcolm X. De volta à França em 1970, ele se instala em uma casa na Côte D’Azur, onde fica até a sua morte. Em sua residência vive recebendo grandes amigos e artistas como Miles Davis, Nina Simone, Yves Montand e Josephine Baker.
Sua bibliografia foi recentemente reeditada pela Companhia das Letras com novas traduções, e inclui obras importantes como “Se a rua Beale falasse”, “Terra estranha” e “Notas de um filho nativo”. As informações são do jornal O Globo.
Doodle
– Celebrando James Baldwin: “O Doodle de hoje (quinta-feira) homenageia James Baldwin, escritor e ativista dos direitos civis americano, prestigiado por suas inúmeras obras literárias, que geralmente abordavam temas relacionados à justiça social” diz a nota da página do Google.