Quinta-feira, 03 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 2 de abril de 2025
O ambiente é gratuito e pensado para crianças e adultos com autismo e outras condições
Foto: Divulgação/Sala de AconchegoEm abril, a Sala de Aconchego do Canoas Shopping completa um ano de funcionamento, o local se consolidou como um espaço essencial para o acolhimento de famílias atípicas. A iniciativa tem sido um verdadeiro refúgio para crianças e adultos TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outras condições, proporcionando um ambiente seguro, sensorial e inclusivo.
“As salas multissensoriais são ambientes adaptados para oferecer conforto e tranquilidade a pessoas atípicas, especialmente em momentos de crise. Com imagens, objetos em movimento, texturas, sons e luzes, a Sala de Aconchego do Canoas Shopping foi projetada para permitir interação, diversão e relaxamento”, explica Marli Schneider, Superintendente do Canoas Shopping.
Desde a sua inauguração, a Sala de Aconchego tem sido ponto de referência para toda a comunidade. A sala sensorial possui imagens, objetos em movimento, texturas, espaços de interação sons e luzes. Tudo pensado para que as crianças com autismo e suas famílias possam aproveitar um ambiente mais calmo onde, em meio a uma crise, a criança, com seus familiares, pode se auto-regular. O acesso é gratuito e o funcionamento da sala é das 10h às 22h, mesmo horário de funcionamento do Empreendimento.
O local também disponibiliza abafadores de ruídos para pessoas com autismo, que podem ser retirados na Central de Relacionamento. Outra medida inclusiva é a oferta de cordões de identificação para o autismo e deficiências ocultas, também acessíveis gratuitamente.
“Reconhecemos que são muitos os caminhos para promover um atendimento realmente acessível. Além de criar um espaço, fizemos o treinamento das nossas equipes internas e das equipes dos lojistas, totalizando mais de 100 pessoas capacitadas. O objetivo foi sensibilizar a todos para esse tipo de atendimento e treiná-los. Já percebemos os impactos disso na rotina no Shopping. Em uma ocasião, uma família atípica estava com a criança em um momento de desregulação emocional e recebeu o suporte de uma colaboradora que atua na limpeza do Shopping e que já havia passado por treinamento. A conexão foi tamanha, que a criança fez questão de retornar ao Shopping em outro dia para agradecer a nova ‘amiga’ pelo bom atendimento prestado”, celebra Marli.
Voltar Todas de Dicas de O Sul